(NR-26) Você usa Bombril?

No nosso último “1 NR por dia” falamos da NR-24.” Hoje, segundo dia útil de 2021, vamos retomar na NR-26. Sim, vou pular a NR-25. Quando eu pulo uma NR é porque eu acho que não tem nada tão interessante nela. 👉 Fiz isso com a NR-08, NR-14 e NR-21 também. A NR-26 atende pelo […]
5 de janeiro de 2021

No nosso último “1 NR por dia” falamos da NR-24.” Hoje, segundo dia útil de 2021, vamos retomar na NR-26.

Sim, vou pular a NR-25. Quando eu pulo uma NR é porque eu acho que não tem nada tão interessante nela.

👉 Fiz isso com a NR-08, NR-14 e NR-21 também.

A NR-26 atende pelo nome “Sinalização de Segurança”

🧑🏻‍🏫 Está contido nesse assunto a famosa FISPQ, sigla para “Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico”. 📑 Trata-se de um documento que todo produto químico deve ter.

Como Profissional SST você precisa conhecer pois descobrirá informações importantes. Duvida❓

👀 Vejamos…

Você sabia que os produtos de limpeza que tem na sua casa possuem FISPQ?

O detergente que usamos aqui em casa é o Limpol, da marca Bombril.

Então fui no Google e digitei “detergente limpol fispq pdf

➡️ Nos resultados da busca, depois dos anúncios, já aparece o link para o PDF deste produto.

Na seção “2 – IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS” temos:

“Lesões oculares graves/ Irritação ocular…”

FISPQ Limpol

Na seção “4 – MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS“ temos:

“Enxaguar os olhos com água em abundância à temperatura ambiente pelo menos durante 15 minutos. Evitar que o afetado esfregue ou feche os olhos. No caso de o afetado usar lentes de contato, estas devem ser retiradas sempre que não estiverem coladas aos olhos pois, de outro modo poderia produzir um dano adicional. Em todos os casos, depois da lavagem, deve-se consultar um médico.”

FISPQ Limpol

E onde eu encontro FISPQ? Qual a diferença para Boletim Técnico?

Quando eu preciso encontrar uma FISPQ, geralmente é só buscar no Google para encontrar. Como ela traz dados em caso de emergência, alguns produtos trazem já na embalagem as informações sobre como agir quando ocorre intoxicação, mas não estão todas as informações no produto porque as FISPQs são longas.

Em produtos industriais diversos, é possível achar a FISPQ diretamente no site do produto. Procurando por uma tinta Suvinil, ou uma manta líquida Vedacit, por exemplo, você encontra no site de cada produto específico as instruções de uso, boletim técnico e FISPQ, por isso é vem importante olhar qual arquivo você está procurando.

O boletim técnico é um documento mais básico, dizendo como deve ser usado o produto, que serve para 👷Engenheiros, Arquitetos, Mestres de Obras ou outros profissionais que trabalham com a execução de serviços e precisam controlar a qualidade. O FISPQ é mais técnico 🧪, avisando sobre orientações em caso de intoxicação, testes químicos, composição química, dentre outras informações. Ambos podem ser baixados em pdf para o seu computador.

O que a NR-26 e outras NRs falam sobre FISPQ

A NR-26 não chega a mencionar explicitamente o nome FISPQ, mas fala “ficha com dados de segurança”, o que é equivalente. Ainda falando sobre a NR-26, ela ressalta que os trabalhadores precisam ter acesso a essa ficha garantido pelos empregadores, ou seja, quando essa ficha não vier com o produto, deve ser impressa. O grande problema é que a linguagem da FISPQ não é tão acessível para o trabalhador, que, a depender da indústria e da função, não teve a formação escolar básica para entender conceitos de Química.

A NR-26 também fala que, mesmo que o produto seja corriqueiro e não seja considerado perigoso, é preciso manter sua FISPQ. Um exemplo clássico disso é a água sanitária. Apesar de ser usada como produto de limpeza, ela não poderia ser usada em dosagens elevadas, mas, na prática, é usada em concentrações gigantes, de 30 a mais de 50 % em solução aquosa, por vezes em ambiente fechado, o que potencializa efeitos como dores de cabeça e enjoos em trabalhadores e pessoas no ambiente. Além da menor dosagem, pensando na NR-26, é muito importante dispor da FISPQ da água sanitária no local de trabalho, para alguma emergência.

Nas outras NRs, além da NR-26, também podemos encontrar regras sobre FISPQ. Na NR-18, é dito que produtos tóxicos, inflamáveis e outros precisam ser armazenados em local seguro e a FISPQ deve estar nesse mesmo lugar, acessível.

Você sabia disso?

Então, se descobriu algo interessante sobre o detergente líquido da sua casa, imagina o que pode descobrir lendo a FISPQ dos produtos químicos usados na empresa onde presta serviço?📃

Pense nisso❗

Vamos começar 2021 com o pé direito?

Com a nova norma GRO, as análises de acidentes passam a ser obrigatórias.

É mais um oportunidade de serviço para o Profissional SST.

Aproveite então, porque essa semana, até 07/01, na compra do Pendrive Especialista GRO/PGR você vai ganhar GRÁTIS outro curso, de Análise de Acidentes de Trabalho.

Conheça o Pendrive Especialista GRO/PGR

Abraço!
Herbert Bento da Escola da Prevenção



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos