Skip to main content

Por que fazer Análise de Acidente do Trabalho? 7 motivos!

analise de acidente de trabalho
Entenda os principais motivos para realizar uma Análise de Acidente do Trabalho e fazer com que esta aplicação traga resultados eficazes à organização.
23 de janeiro de 2023

Por que fazer análise de acidente de trabalho? Pense na seguinte situação: você é o profissional de segurança no trabalho da empresa. Imagine que essa empresa tem um método, uma sistemática para lidar com a segurança no trabalho, ou seja, ela sabe os perigos e os riscos presentes, tem as medidas preventivas, etc. 

Agora, pense que você fez o seu programa de gerenciamento de riscos, tudo corretamente. Até que chega o momento de fazer o registro de uma comunicação de acidente do trabalho no CAT, porque algo deu errado com o funcionário (um adoecimento, uma lesão e, na pior das hipóteses, um acidente fatal).

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

Para você que é profissional de SST e não está acostumado com as modernizações que estão ocorrendo nas NR´s, é indicado que aprenda a fazer a Análise de Acidente de Trabalho corretamente, e saiba os benefícios que ela trará a organização que faz parte. 

Então, leia com atenção as informações que foram deixadas abaixo, baseadas na legislação da SST, suas definições e aplicações práticas, tornando-se um profissional destaque no ambiente corporativo.

Análise de Acidente de Trabalho

Antes de sabermos os motivos para realizar uma Análise de Acidente de Trabalho, devemos passar por sua definição, além de entender para quê e quando esta ferramenta é utilizada no ambiente corporativo.

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente de trabalho

Quando ocorre um evento adverso, é porque aquele sistema de gestão dos riscos falhou, em outras palavras, o acidente evidencia a existência de falhas e o que precisa, urgentemente, ser melhorado. E é justamente aqui que entra a análise de acidente de trabalho, abreviada como AAT. 

Essa análise mostra quais foram os pontos falhos, os motivos que ocasionaram o acidente e o que pode ser modificado para que novos acidentes não venham a acontecer. Encontramos esta ferramenta importante em diversas passagens das normas regulamentadoras (NRs) da Segurança do Trabalho.

Leia também: 22 Documentos de Segurança do Trabalho Segundo as NRs

Veja abaixo os 7 principais motivos de realizar uma Análise de Acidente de Trabalho e como fazer para que esta ferramenta tenha a eficácia para reduzir os riscos, custos e danos dentro de uma empresa.

1 – Controle de riscos

A Análise de Acidente de Trabalho vai servir de parâmetro e controle de riscos para uma empresa, com a coleta de dados de informações sobre a quantidade de acidentes que acontecem em um determinado espaço de tempo e possibilidade de acidentes em um local de trabalho. Assim é com o Programa de Gerenciamento de Riscos, ou PGR.

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

A empresa e o profissional de Segurança do Trabalho conseguem ter uma ciência sobre o quanto um tipo de acidente é recorrente em alguma área, tomando medidas para evitar essa incidência. Além de saber se a sua empresa vai bem ou mal na gestão dos funcionários em relação a aplicação dos métodos de SST.

2 – Identificar erros no sistema

O principal motivo para realizar uma Análise de Acidente de Trabalho é a possibilidade de identificar erros no sistema, seja ele proveniente de pessoas, máquinas ou métodos de trabalho. Esses erros serão ampliadores para a visão e resolução de novos problemas.

Com esta identificação, o profissional SST vai poder notar onde se encontram as principais falhas de segurança e evitar que uma situação de acidente venha a acontecer pelo mesmo motivo. Este fator pode ser analisado também por outras áreas da organização, revendo o que deve ser otimizado, modificado ou retirado.

3 – Preservar colaboradores

Uma organização de sucesso é também uma organização que se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, afinal, a empresa só cresce quando os funcionários estão em seu melhor estado, realizando as funções cabíveis.

A Análise de Acidente de Trabalho vai preservar a vida e a integridade física dos funcionários de uma empresa, minimizando os riscos aos quais estes são submetidos. É através desta análise que os profissionais de Segurança do Trabalho vão identificar possíveis erros de segurança.

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

Ao identificar erros, algumas atitudes devem ser tomadas para evitar que outras pessoas também passem pela mesma situação, implementando novas medidas de segurança ou reforçando medidas pré-existentes.

4 – Estar em conformidade com a lei

A Análise de Acidente de Trabalho é uma obrigatoriedade em casos em que o funcionário sofre algum dano enquanto exercita a sua atividade profissional ou está no percurso de ida e volta do trabalho. Conforme cita a Lei Nº 8213/91

“Art. 22.  A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.”

5 – Diminuição de custos

Os acidentes de trabalho representam custos à empresa. Uma empresa que possui muitos acidentes de trabalho é também uma empresa improdutiva, na qual os funcionários sempre estão sendo afastados ou desligados, impossibilitado de exercer a sua atividade de maneira plena. 

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

Dessa forma, a organização tende a diminuir a quantidade e qualidade da sua produção ou prestação de serviço, afetando diretamente o seu rendimento econômico no mercado. Vemos aí a importância da Análise de Acidente de Trabalho, que vai documentar todos estes custos e mostrar a direção o prejuízo que um acidente pode promover.

A Segurança do Trabalho não deve ser um setor de custo, mas sim um setor de lucro. Vai preservar a empresa e diminuir seus gastos, otimizando a produção, serviço e qualidade de vida destes funcionários, ganhando muito mais.

6 – Criar uma boa cultura organizacional

Um bom setor de Segurança do Trabalho implantado em uma empresa por si só já é eficiente na criação de uma boa cultura organizacional, aliado a outros setores que promovem o bem-estar dos seus funcionários e sua produção qualificada.

Elaborar uma Análise de Acidente de Trabalho eficaz vai mostrar aos seus colaboradores que a empresa se preocupa com as pessoas que exercem suas funções dentro dela, e têm o compromisso de documentar tudo o que ocorre dentro daquele local.

Promove o senso de responsabilidade, trabalho bem-feito, colaboração entre setores, preocupação com colegas, cuidado no manuseio de materiais, técnicas bem exercidas e mais um monte de benefícios que vão ser enxergados e replicados por todos os membros da organização.

7 – Prevenção do ambiente e imagem da organização

A Análise de Acidente de Trabalho vai impedir, através de seus resultados, que acidentes causem danos ambientais e manchem a imagem da empresa perante outras organizações e perante à sociedade.

Uma empresa que têm muitos acidentes de trabalho ou tem um acidente por um descuido muito grave, pode ter a repercussão negativa da sua imagem, seja por descuidar de seus funcionários ou não ter uma área de SST qualificada. 

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente de trabalho

Essa repercussão, quando em grande escala, pode impactar diretamente a empresa, acarretando danos irreparáveis em relação a investimentos e vendas. Pense na Análise de Acidente de Trabalho como uma ferramenta primordial para evitar estes problemas.

Quem é responsável por realizar uma AAT?

Agora que você sabe os principais motivos para realizar uma Análise de Acidente de Trabalho, devemos esclarecer quem são os responsáveis por realizar uma AAT quando algum incidente acontecer com um colaborador de uma empresa dentro de sua atividade profissional.

As normas 4 e 5, por exemplo, da SESMT e CIPA, respectivamente, deixam claro que é responsabilidade de ambas realizar a Análise de Acidente de Trabalho. A questão é saber se, de fato, essas análises são feitas na prática.

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

Quantas empresas você conhece que fazem análise de acidente de trabalho para todos os acidentes e adoecimentos que ocorrem? Quantas empresas você conhece que, para cada CAT aberta, fez também uma ATT referenciada dentro dessa CAT? Pois é! No mundo real, poucas empresas fazem. 

Então, o legislador, ciente dessa deficiência, e também da importância da ATT, realizou uma mudança no texto da lei, e agora, a ATT está prevista na NR1, que diz:

  • “1.5.5.5.1 – A organização deve analisar os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho.”
  • “1.5.5.5.2 – As análises de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho devem ser documentadas e:
  • Considerar as situações geradoras dos eventos, levando em conta as atividades efetivamente desenvolvidas, ambiente de trabalho, materiais e organização da produção e do trabalho;
  • Identificar os fatores relacionados com o evento;
  • Fornecer evidências para subsidiar e revisar as medidas de prevenção existentes.

Saiba tudo sobre esta norma:  [Nova NR-01] O Guia Definitivo Para Profissionais SST 

A nova regra é clara: as empresas precisam fazer a ATT e documentar. Afinal, se o gerenciamento de riscos ocupacionais é o sistema de gestão da SST da empresa e houve um acidente, esse sistema precisa ser corrigido e melhorado. A AAT é como um feedback, uma retroalimentação, que vai pontuar o que ainda é falho dentro do sistema. É por isso que o legislador introduziu de forma mais veemente e mais categórica, a obrigação de fazer as ATT´s e registrá-las.

O Formulário de Análise de Acidente do Trabalho

Com a abertura do CAT, a Análise de Acidente do Trabalho deve ser realizada com o preenchimento de um formulário com as principais informações do acidentado e do ocorrido, bem como as condições encontradas no ambiente. Algumas informações essenciais que devem constar neste documento, são:

  • Dados iniciais do caso e do acidentado
  • Informações sobre o atendimento médico
  • Descrição do evento
  • Identificação da falha
  • Resultado da investigação
  • Registro de perdas
  • Ações posteriores
  • Encerramento

Você pode ter acesso a essas e demais informações sobre o Formulário de Análise de Acidente de Trabalho através do artigo que preparamos para orientar os profissionais de SST neste preenchimento. Clique aqui e veja o conteúdo completo.

Faça a Análise de Acidente do Trabalho ser efetiva 

Já sabemos que a Análise de Acidente de Trabalho é uma obrigatoriedade em toda empresa e traz muitos benefícios aos profissionais que a adotam. Mas como tornar esta obrigatoriedade um método efetivo e que realmente traga resultados?

O primeiro fator que vai contribuir para a efetividade é mudar o pensamento em relação à AAT e o relatório necessário para identificar um caso de acidente. Muitos profissionais acham este processo chato, mas ele é essencial para melhorar a produtividade, segurança e lucro da organização. Nunca deixe-o de lado e tenha em mente os benefícios que podem ser alcançados.

análise de acidente de trabalho
Análise de acidente do trabalho

Mais uma medida que vai tornar a Análise de Acidente do Trabalho eficaz são as reuniões promovidas pelo SESMT e CIPA, com a finalidade de instruir e incentivar o colaborador a ser um participante ativo nessa causa. 

Você também pode ler este artigo sobre Análise Preliminar de Risco [APR] e estar atento sobre os riscos de um procedimento antes que haja um acidente de trabalho, orientando os envolvidos a trabalhar de forma segura e exercer a atividade livre de imprevistos. 

Perguntas frequentes

Utilizamos este espaço ao final de cada conteúdo para esclarecer as perguntas mais frequentes dos nossos alunos. Abaixo estão algumas perguntas relacionadas ao tema que abordamos ao longo do artigo de hoje.

  1. AAT é a sigla para Análise de Acidente do Trabalho?

    A sigla AAT que venho usando neste texto para referir a Análise de Acidente do Trabalho não é oficial, mas criada quando eu desenvolvi o meu curso Especialista GRO/PGR, facilitando o entendimento dos alunos e a escrita. Veja aqui algumas siglas da Segurança do Trabalho.

  2. Para acidente de trajeto também deve ser feita a AAT?

    Como citamos anteriormente neste artigo, para acidentes de trajeto também é necessária a realização da Análise de Acidente do Trabalho. Essa questão ficou confusa devido a medida provisória (MP 905/19), que decretou a flexibilidade de alguns direitos trabalhistas, entre eles a retirada do acidente de trajeto como acidente do trabalho.
    Esta medida ficou em vigor entre 12 de novembro de 2019 a 20 de abril de 2020, mas a partir desta data, para todos os funcionários que sofrem acidente de trajeto, deve ser aberto o CAT imediatamente, como consta na Lei 8.213/91 – art.21

  3. Devo encontrar um culpado ao realizar a AAT?

    O objetivo da Análise de Acidente do Trabalho não é achar um culpado, mas buscar formas de entender como e porque aconteceu aquela situação. Como citamos diversas vezes, seu principal objetivo é encontrar a raiz do problema, implementando a partir de então algumas mudanças para que o acidente não venha a se repetir. 

Agora você está informado sobre este assunto?

Esperamos que as informações deixadas aqui tenham te ajudado a entender os motivos de realizar uma Análise de Acidente do Trabalho. Agora você pode identificar e abrir um CAT sempre que encontrar uma situação de acidente, cumprindo todos os regulamentos da Segurança do Trabalho.


Esteja preparado para os desafios da SST em 2023 com as atualizações que deixamos aqui. Esse e mais artigos podem ser acessados na nossa página inicial. O Blog Escola da Prevenção c

Para você que é profissional de SST e não está acostumado com as modernizações que estão ocorrendo nas NR´s, é indicado que aprenda a fazer a análise de acidente de trabalho.