Skip to main content

Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023
Você está preparado para os desafios da SST que pode enfrentar em 2023? De atualização das NRs, passando por eSocial, até robótica e inteligência artificial. Confira e se prepare!

Se comparamos há uma década atrás, veremos que os desafios da SST mudaram completamente. Antes, as medidas de segurança eram estritamente para atender ao mínimo das regulamentações necessárias. Até mesmo os requisitos para preencher as vagas da área SST eram diferentes.

Hoje, nos deparamos com uma situação diferente. É claro que ainda existe empresa que só faz o básico, mas é nítido que aconteceram mudanças. Hoje em dia as empresas demonstram novas preocupações. E com isso, estamos indo além do que as regulamentações determinam.

Nos últimos anos, vários novos desafios da SST surgiram. Seus conhecimentos como Profissional SST estão sendo colocados à prova. Sua capacidade de lidar com problemas está sendo testada! Pensando nisso, eu escrevi esse texto com os principais desafios da SST para 2023!

Leia e não seja pego de surpresa!

Os 10 desafios da SST para o ano de 2023

Além dos desafios da SST que os profissionais estão acostumados a enfrentar, no ano de 2023 teremos novidades! Como o novo eSocial, desafios com a robótica e ainda novas modalidades de trabalho como o Home Office e a economia GIG.

Falaremos sobre isso nas próximas linhas.

Para saber como estar preparado para esses desafios da SST e não ser pego de surpresa, veja abaixo a lista com os 10 principais desafios da SST em 2023 – e algumas dicas para lidar melhor com eles!

Ver seus projetos de SST aprovados e implantados

Ter um projeto aprovado é sempre um dos desafios da SST. Caso encontre uma solução para um problema, você terá sempre o desafio de vender essa solução para seus “chefes”.  

É importante mostrar a relevância do problema e o porquê de sua solução ser a ideal para aquela situação. Tente mostrar sempre o retorno financeiro da sua proposta. Não precisa ser nada com um cálculo matemático “da Nasa”. Mas faça seu dever de casa, ainda que com um cálculo simples.

Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Afinal, se a empresa gostar do seu projeto, ela vai pedir para “o cara do financeiro” dar uma checada nos números. Então, não se preocupe tanto com a matemática financeira, mas sim com as premissas do seu projeto.

Quando digo premissas, me refiro aos custos envolvidos na implantação do projeto e também aos ganhos. Se os ganhos forem maiores que os custos, então a empresa vai lucrar com seu projeto. Daí as chances de vê-lo aprovado já se tornam muito maiores.

Dica “master”: coloca uma boa margem de folga no seu “lucro” estimado, porque “o cara do financeiro” vai sempre diminuí-lo.

Acredite em mim, experiência própria 🙂

Parar de “apagar incêndios”

É muito comum em empresas ter diversos “incêndios” acontecendo. Quando eu digo incêndio entre aspas quero dizer sobre demandas de trabalho não planejadas.

Creio que já aconteceu com qualquer pessoa. A gente chega para trabalhar pensando: “hoje vou trabalhar naquele assunto X que é tão imporante”. Daí, chega alguém com uma solicitação inesperada, que geralmente é emergencial, e lá vai você parar o que estava fazendo para ajudar a apagar o “incêndio”.

Esses acontecimentos causam perda de tempo e, consequentemente, do seu desempenho. Portanto, achei importante adicionar este tópico na lista de “desafios da SST”.

Dica “master”: mantenha um controle das suas atividades diárias. Se “apagar incêndio” de fato for um problema, monitore isso por uns 30 dias e depois mostre seu relatório ao seu “chefe”.

Parar de fazer atividades que não tem nada a ver com SST

É comum que profissionais SST se encontrem fazendo tarefas que não são de sua responsabilidade ou até mesmo de sua área de atuação. Você mesmo que está lendo já pode ter passado por isso ou conhece alguém que passou.

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Muitos profissionais reclamam da falta de consideração de empresas que não valorizam a área e colocam o profissional em situações desconfortáveis, sem sala própria ou em ambientes inadequados. Isso leva o profissional a fugir de sua área, em busca de reconhecimento.

Nesse novo ano é importante ter como meta acabar com isso! Como profissional SST você não precisa se submeter a tarefas que não são da sua área. Se a empresa não te valoriza, a solução é investir em você e achar outra empresa que seja melhor!

Dica “master”: eu certa vez, trabalhava em uma empresa especializada em análises químicas, recém formado em engenharia na época. O dono da empresa me colocou um dia inteiro para reorganizar uma sala cheia de equipamentos velhos e inúteis, toda empoeirada.

Naquele caso, não havia o que fazer, além de procurar algo melhor para fazer da minha vida. Mas, em alguns casos, um papo com o RH ou com seu “chefe” pode ajudar. Aí vai muito de cada caso.

Não agir como “polícia”

Muitos profissionais SST ainda gostam de agir como “polícia”. Andar sempre fiscalizando, dando advertências e punindo. Troque esse comportamento punitivo pela proatividade. Tente entender porquê os erros vêm se repetindo e como pode ser resolvido de forma definitiva.

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Tente se colocar no lugar da pessoa que está recebendo a advertência. Se você fizesse algo errado, iria preferir uma punição apenas ou que seu supervisor viesse até você, conversasse, entendesse o problema e te ensinasse como melhorar, para que isso não volte a acontecer?

Ter essa proatividade pode ser um diferencial para ter uma equipe motivada, que confia e dá credibilidade a você como Profissional SST. Além de melhorar os serviços e a produtividade.

Dica “master”: tente deixar de atuar como “polícia”. Ao invés disso, se pergunte: por que essa tarefa está sendo feita desta forma?

Melhorar neste quesito já derrubará um dos desafios da SST e você conseguirá se concentrar em medidas mais importantes.

Mudanças nas NRs

Como profissional SST é sempre bom lembrar a necessidade de se manter atualizado, principalmente sobre as NRs (Normas Regulamentadoras). Dentro dos desafios da SST, este é um dos mais importantes e estruturais para o trabalho.

 desafios da SST
Reprodução: Pontotel | Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Dica “master”: para facilitar e centralizar todas essas mudanças, eu mantenho atualizado um artigo onde você encontra sempre os PDF com os textos atualizados das NRs. Você pode conferir as Normas Regulamentadoras Atualizadas clicando aqui.

eSocial e legislação previdenciária

Em 2023, o eSocial e a legislação previdenciária terão muita importância com a entrada do PPP eletrônico e outras mudanças que estão por vir nesse próximo ano.

 desafios da SST
Reprodução: Governo Federal | Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Acompanhar as mudanças nas NRs são os mais comuns desafios para o SST desde sempre. E com a simplificação do eSocial não seria diferente.  Entenda algumas mudanças confirmadas:

Eventos excluídos e simplificação

O objetivo na mudança do eSocial foi criar uma plataforma mais leve, de simples utilização e entendimento para todos. Para isso, informações foram adaptadas para uma linguagem mais simplificada e com escopo menor.

Para facilitar a simplificação, vários eventos foram excluídos para facilitar o envio de dados e tornar a plataforma mais leve. Os que não foram excluídos, passaram por alterações no layout e nas documentações.

Implementação do PPP

A responsabilidade da emissão do PPP é da empresa empregadora. Os dados que entram no PPP vem do LTCAT e do RH da empresa. Muitas vezes essa incumbência cai sobre o Profissional SST.

Já o LTCAT, esse sim, só pode ser elaborado por Profissional SST (só pode ser assinado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho). Veja esse vídeo onde ensino a preencher o PPP.

Com a obrigatoriedade dos eventos de SST do eSocial, o PPP, que antes era impresso, passa a ser digital  e será enviado no evento S-2240.

Dica “master”: é possível que novas informações sejam liberadas sobre a mudança no eSocial, então mantenha-se atualizado sempre. Acompanhe o Blog Escola da Prevenção para ficar em dia!

Home Office e modelos de trabalho flexíveis

Trabalhar de casa pode ser incrível em algumas circunstâncias, mas traz muitos desafios. A desmotivação, negligência e dificuldade em dividir as tarefas domésticas das ocupacionais tornam o modelo Home Office um dos desafios da SST.

 desafios da SST
Stess, overwork and deadline. Tired unshaven young architect freelancer massaging nose bridge , having headache while working in big architectural project at home office, feeling exhausted and sleepy

Os modelos de trabalho flexíveis seguem a mesma linha, já que a questão principal é “como proteger um colaborador fora do ambiente de trabalho?”. Não é nada simples, principalmente se levarmos em conta os principais desafios que o Home Office trouxe para a prevenção de riscos:

Falhas na ergonomia

Como profissional SST, você certamente cuidava para que o empregador fornecesse aos funcionários do escritório móveis e suprimentos ergonômicos de qualidade. Mas o que pode ser feito quando os colaboradores passaram a trabalhar em casa?

Os funcionários precisam ficar sentados em suas estações de trabalho por oito horas, por isso a ergonomia é essencial. No entanto, os trabalhadores remotos podem não ter uma mesa ou cadeira adequada para o trabalho em tempo integral. 

Problemas de saúde mental

Nem todos os problemas de saúde e segurança enfrentados pelos funcionários que trabalham em casa são físicos. Trabalhar sozinho em casa pode prejudicar a saúde mental. Nem todas as pessoas vão se adaptar bem.

Trabalhadores remotos citam a solidão como seu maior desafio. Sem a camaradagem de um escritório, eles podem se sentir isolados e excluídos. A falta de contato e feedback do gerente pode fazer com que os funcionários remotos se sintam confusos, perdidos e preocupados com seu desempenho.

Será um dos grandes desafios da SST em 2023 desenvolver ações de segurança física e mental para os trabalhadores flexíveis e remotos.

Dica “master”: mantenha um diálogo aberto com os profissionais que estão em modo “home office”.

Robótica e inteligência artificial nos locais de trabalho

Já estamos acostumados a dividir o espaço com máquinas no local de trabalho, mas com a crescente da Inteligência Artificial, as coisas podem mudar um pouco. Ainda que possam trazer diversas vantagens para a rotina trabalhista, existem algumas questões para se manter atento.

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Alguns desses sistemas podem ser imprevisíveis, já que estão sempre aprendendo – além de eventuais erros que podem ocorrer no algoritmo, defeitos no software e bugs. Por isso, criar medidas para prevenir acidentes ocupacionais com IA passa a ser essencial. Entenda alguns impactos desses sistemas:

Riscos Psicossociais

A mudança para um sistema de IA ou com robôs no ambiente de trabalho causam um grande impacto nos colaboradores, que deverão receber treinamentos. Mudanças na organização do trabalho e aumento de complexidade na rotina são motivos suficientes para atualização através de reciclagem.

Em alguns casos, podem ir além de sintomas psiquiátricos – como ansiedade, depressão e ataques de pânico – e podem causar lesões físicas devido a acidentes ocupacionais com essas máquinas.

Perigos Físicos

Colisões humano-robô também é uma nova preocupação no ambiente de trabalho. Principalmente se for no formato de Robô Colaborativo – ou Cobot.

Veículos guiados automaticamente são um formato de robô colaborativo e estão se tornando cada vez mais comuns desde 2019. Defeitos no sensor do Cobot podem ser um  dos fatores para causar um acidente ocupacional.

Pensando nisso, é necessário iniciar os estudos sobre Segurança Cibernética. Assim será possível manter um ambiente funcional e seguro com a Inteligência Artificial, impedindo violações e invasões de software, e mantendo a privacidade de informações. Treinar a equipe para o trabalho cooperativo com Cobots também será necessário para evitar acidentes e colisões.

Dica “master”: procure estar atualizado com as tendências tecnológicas e em constante contato com os profissionais da área de TI.

Economia GIG

A Economia GIG é um modelo de trabalho que engloba serviços por aplicativo ou contratação de freelancers para prestação de serviços. Mas será que essa é a melhor opção para a segurança da empresa?

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Se a empresa contém essa política de serviço, é interessante pensar em medidas para prevenir ataques cibernéticos, invasão nos sites constitucionais e instalação de malwares. Entenda alguns perigos que podem acompanhar a economia GIG:

Direitos de acesso mal distribuídos

Para alguns serviços, é comum disponibilizar acesso à freelancers nos sistemas digitais ou sites da empresa. Porém, fazer isso da maneira correta evita erros e deslizes que podem comprometer seu negócio.

Aqui deve-se evitar dois erros – não dê direitos excessivos ao freelancer e não se esqueça de revogar o acesso após a conclusão do trabalho. Ao conceder acessos, dê o mínimo necessário para que o profissional cumpra sua função e, então, revogue. Assim, evitará sabotagens e mal uso nos sistemas.

Riscos de invasão

É improvável que você contrate um freelancer sem antes conferir seu portfólio. Com essa premissa, um “freelancer” pode enviar links ou arquivos maliciosos, que ao serem baixados dão o poder para o invasor assumir o controle do computador e ter acesso aos seus dados e arquivos.

Lembrando que o invasor pode mostrar um portfólio bom – mas provavelmente falso – e posteriormente enviar um arquivo que seria o serviço solicitado, mas com malwares. Outra possibilidade seria um hacker invadir a caixa de email ou o computador de um freelancer que trabalha na sua empresa há anos, então deve-se estar atento a todos os arquivos baixados.

Um dos desafios da SST no próximo ano será trabalhar em cooperação com a equipe de TI para o treinamento de cibersegurança e na implementação de medidas de contratação de trabalhadores GIG. Assim, a segurança de dados e dos equipamentos será maior.

Dica “master”: contrate um consultor especializado no assunto para assessorar sobre as melhores práticas de segurança.

Avanços tecnológicos

Um dos mais importantes desafios para o SST em 2023 será acompanhar os avanços tecnológicos. Muitos profissionais SST usam ferramentas antiquadas para a apresentação do seu material de consultoria e desenvolvimento de projetos. Outros profissionais podem estar presos até em materiais físicos, como formulários em papel por exemplo.

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Manter-se antiquado nesses processos não pode mais fazer parte da sua rotina. Busque por materiais atualizados e com um bom design para suas apresentações e mostre o diferencial no seu trabalho.

Se você procura por materiais SST atualizados e com design profissional, conheça nossos Pendrives SST.

Aqui vão algumas dicas para tornar a sua rotina mais moderna:

Esteja sempre atento ao que chega no mercado

Hoje, conhecer o Pacote Office é essencial para fazer demonstrações, organizar informações e montar as suas planilhas. Sabemos que a maioria dos profissionais SST utilizam essas ferramentas, mas será que devem continuar apenas nelas?

Ainda que seja sua área de conforto, busque por outros sistemas e talvez você encontre ferramentas que serão mais úteis e simples de utilizar na sua rotina. Estude e mantenha-se atualizado para se destacar.

Destaque a sua demonstração

Como profissional SST, treinamentos de segurança, apresentações de projetos e demonstrações devem compor grande parte da sua rotina. Agora pense, como você está transmitindo essas informações?

Ficar apenas passando imagens com texto não chama a atenção – e nem é lembrado. Utilize recursos como gráficos, vídeos e uma mensagem objetiva para modernizar sua apresentação. E claro, não pode faltar um design agradável para compor seu quadro!

E se quiser atualizar seus documentos e treinamentos de SST, poupando tempo e economizando dinheiro, conheça nossos diversos Pendrives de Segurança do Trabalho.

Essas são dicas para que você se destaque! É bom lembrar que quem não acompanha a evolução acaba extinto, certo?

Por isso, não poupe esforços para se tornar o melhor profissional que você pode ser!

Dica “master”: procure fazer cursos de Office. Foque no Excel que é o ponto fraco de muitos profissionais SST. E também use sempre a versão mais atualizada do Office.

Será o fim da área SST como conhecemos?

Ainda que os desafios da SST estejam em constante mudança, estes profissionais sempre serão necessários para mantermos a integridade de cada colaborador nas empresas – e estão bem longe do fim!

Na verdade, estes desafios da SST só trazem à tona um novo avanço entre essa profissão: definir o seu nicho dentro do SST! Home Office, Engenharia, Construção Cívil e muitas outras podem ser a sua área fixa. Afinal, é melhor saber muito sobre uma área do que pouco sobre tantas, não acha?

 desafios da SST
Se prepare para os 10 desafios da SST para 2023

Portanto, mantenha-se sempre atualizado para não ficar para trás. A área SST está em constante mudança, e, como diz o ditado, “camarão que dorme a onda leva”.

Aqui na Escola da Prevenção temos diversos materiais SST que vão te ajudar a superar os desafios da SST em 2023!

Preparado para enfrentar os desafios da SST?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a se preparar para os desafios da SST em 2023. Se busca mais dicas e conteúdos educativos como este, basta acessar o Blog Escola da Prevenção!

Lá, você encontra uma grande variedade de artigos sobre as NR’s, dicas para inovar no ambiente de trabalho e materiais que vão destacar as suas apresentações e consultorias.

Nos vemos lá!