Vantagens de atuar como instrutor

vantagens de atuar como instrutor 1
Já parou para pensar no seu lado? Quais são as vantagens de atuar como instrutor em SST?
16 de junho de 2022

É muito comum que os meus alunos que são profissionais de segurança do trabalho ministrem treinamentos, especialmente aqueles que são previstos nas Normas Regulamentadoras (NRs). Mas, você já parou para pensar nas vantagens de atuar como instrutor? Isso mesmo, quais seriam as vantagens para você ao atuar como instrutor? Que pergunta estranha não é?

Geralmente, nós que somos da área de saúde e segurança ocupacional, precisamos explicar porque é importante dar treinamento aos funcionários. Mas você já parou para pensar, que nós, para a nossa carreira e crescimento pessoal, também é importante exercermos essa função, essa tarefa de dar os treinamentos?

vantagens de atuar como instrutor

Antes de entrar nas vantagens, vamos primeiro ver uma pequena lista de treinamentos de segurança do trabalho. Essa lista está longe de ser completa, mas é apenas para dar alguns exemplos. Na verdade, a demanda por treinamentos na área de SST é enorme. A diversidade de treinamentos também é muito grande.

Exemplos de treinamentos de segurança do trabalho

Como eu ia dizendo, as NRs determinam que as empresas precisam treinar seus colaboradores. Porque é mais do que comprovado que um trabalhador bem treinamento tem muito menos chances de se acidentar ou adoecer.

Existe uma grande diversidade de treinamentos possíveis, porque é necessário adaptá-los para a necessidade prática. Por exemplo, não existe um treinamento de NR-12 (máquinas e equipamentos) que seja único, porque ele precisa ser adaptado para cada máquina e realidade de trabalho.

Portanto, a lista a seguir não é completa, é apenas ilustrativa:

• uso dos equipamentos de proteção individual
  • integração de novos funcionários
  • prevenção e combate a incêndios (NR-20)
  • formação de cipeiros (NR-05)
  • NR-10 Básico
  • NR-10 SEP
  • NR-12 (específico para cada máquina)
  • trabalhador em espaços confinados (NR-33)
  • trabalhos em altura (NR-35)

Como eu disse, a lista acima é um pequeno exemplo. Só para situar melhor nossa reflexão. Pois bem. Você já entendeu que existem muitos treinamentos. E de fato, muitos profissionais de SST trabalham só ministrando treinamentos.

Agora vou apresentar o resultado da minha reflexão sobre as vantagens de atuar como instrutor.

4 vantagens de atuar como instrutor

Vantagem 1) Aprender

As pessoas que mais estudam são os professores. Quando vamos dar um curso ou treinamento é necessário se preparar. E mesmo que você tenha muito conhecimento sobre um tema muito específico, você irá sempre buscar se atualizar.

Então sim, ao dar treinamentos você vai perceber que você vai aprender muito mais sobre aquele tema. Eu mesmo, antes de gravar alguma vídeo aulas para os Pendrives de Segurança do Trabalho, sempre estudo e é muito.

vantagens de atuar como instrutor aprender
vantagens de atuar como instrutor – aprender

Claro, nós que somos professores somos os mais expostos. E também não temos memória de elefante. Principalmente depois de certa idade. Então, por isso, antes de dar qualquer treinamento, é sempre importante dar uma refrescada na memória.

Vantagem 2) desenvolver técnicas de apresentação e perder o medo de falar em público

Dizem por aí que medo de falar em público é um dos maiores medos do ser humano. As pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer. É o que dizem as pesquisas.

Então, quando você vai dar um curso você pode pegar plateias pequenas. Esses tipos de situação são boas para desenvolver as técnicas de apresentação.

Existem muitos cursos por aí sobre técnicas de apresentação e oratória. Se você sente medo de falar em público, tenho três recomendações:

• procurar cursos de oratória e técnicas de apresentação
  • estudar e se preparar bem antes de ministrar o treinamento
  • praticar, praticar e praticar muito

Vantagem 3) financeira

Mesmo se você for empregado, funcionário de uma empresa, e dar treinamentos já faz parte da sua remuneração, você pode também dar treinamentos em outras empresas, fora do seu horário de trabalho, para obter uma renda extra, ampliar a sua rede de relacionamentos, ser mais reconhecido.

Afinal de contas, uma grana a mais sempre ajuda não é? Seja para fechar as contas no final do mês, seja para acelerar aquele projeto que estamos economizando para poder executar.

E por falar em reconhecimento, essa é a quarta vantagem.

Vantagem 4) reconhecimento

Uma vez eu ouvi uma frase assim: “quem não é visto, não é lembrado”. Os professores, os instrutores são pessoas que conquistam muita visibilidade.

E se você for um professor ou instrutor realmente bom, fera mesmo, então você vai cativar uma audiência de pessoas que vão te reconhecer como um bom profissional e te indicar para futuras oportunidades.

vantagens de atuar como instrutor reconhecimento
vantagens de atuar como instrutor – reconhecimento

Bom, essas foram as 4 vantagens de atuar como instrutor que eu separei para você, mas com certeza tem outras mais.

Video sobre vantagens de atuar como instrutor

Caso não saiba, eu mantenho também o canal da Escola da Prevenção no youtube. Lá você encontrará dezenas de vídeos com conteúdo útil para os Profissionais SST.

IN 128: Novas Regras Para LTCAT e PPP

Como fazer DDS (Diálogo de Segurança do Trabalho)?

Exemplos de Espaços Confinados Em 9 Indústrias Diferentes

Novo PPP 2022: O Que Mudou?

Acompanhamento das ações do PGR