Acompanhamento das ações do PGR

Como você está indo o acompanhamento das ações do PGR? Qual a melhor maneira de monitorar a implantação do PGR?

Acho que você saberá responder essa pergunta facilmente: quantos PGR você já fez? Muito bem, mas agora tenho outra pergunta um pouco mais complicada: quantas vezes você já fez o acompanhamento das ações do PGR? Hum, mais difícil essa não é?

É normal que muitos Profissionais SST já tenham feito alguns PGR, seja para clientes de consultoria, seja nas empresas como membro do SESMT ou responsável de SST. Mas, eu acredito que muitos desses PGR, ou mais especificamente, seus planos de ação, não sofreram nenhuma intervenção. Será que esse é seu caso?

Quantos prazos daqueles que foram colocados no plano de ação já estão vencidos e nada foi feito?

Eu decidi fazer esse post porque recebi a seguinte pergunta de um aluno:

“Quando o profissional da SST presta serviços em empresas como terceirizado, esse acompanhamento das ações do PGR será revisto só quando for atualizar o PGR?”

Aluno do pendrive pgr na prática

A pergunta é bem interessante porque leva a outro ponto. Como eu gosto de dizer: sem ação não tem prevenção. Porque de nada adianta fazer um inventário de riscos excelente, se as ações necessárias não forem implementadas.

Por isso que a imagem que ilustra esse post é o print de uma planilha de plano de Ação 5W2H.

Então, voltando a pergunta do meu aluno, a resposta que eu dei para o meu aluno foi:

“O acompanhamento das ações do PGR É CRUCIAL!!! Se estiver prestando serviço em uma empresa, crie meios de acompanhar isso, com a frequência que julgar necessária. Semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Mas, “só quando for atualizar o PGR”, jamais, de jeito nenhum. Nesse caso vai ser tarde demais para corrigir.”

Como eu ia dizendo, o acompanhamento das ações do PGR, ou melhor, é a execução do plano de ação que vai trazer as correções e melhorias necessárias no ambiente de trabalho, para que haja a correta implantação do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

Portanto, dê bastante atenção a essa fase. Eu, particularmente, gosto muito do modelo 5w2h, conforme o print abaixo:

Acompanhamento das ações do PGR - Plano de Ação 5W2H
Acompanhamento das Ações do PGR – Plano de Ação 5W2H

Talvez você esteja achando que eu estou exagerando. Vamos ver então se a NR-01 fala sobre acompanhamento das ações do PGR?

Acompanhamento das ações do PGR na NR-01

Eu fui no post aqui do Blog que tem todas as Normas Regulamentadoras Atualizadas e dei uma olhada no PDF da NR-01.

Daí dei Ctrl+F para abrir a caixa de busca e pesquisei pela palavra “acompanhamento”. Então, achei diversas menções que a NR-01 faz sobre isso. Vejamos:

“Para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados.”

NR-01 item 1.5.5.2.2

“O desempenho das medidas de prevenção deve ser acompanhado de forma planejada e contemplar:

a) a verificação da execução das ações planejadas;

b) as inspeções dos locais e equipamentos de trabalho; e

c) o monitoramento das condições ambientais e exposições a agentes nocivos, quando aplicável.”

NR-01 item 1.5.5.3.2

“As medidas de prevenção devem ser corrigidas quando os dados obtidos no acompanhamento indicarem ineficácia em seu desempenho.”

NR-1 ITEM 1.5.5.3.2.1

Ou seja, está mais do que claro que a NR-01 se preocupa também com a fase de execução do acompanhamento das ações do PGR. E é claro que isso é importante.

Afinal, de nada adianta um lindo programa de gerenciamento de riscos, se nenhuma ação estiver sendo implementada.

A NR-01 fala de melhoria contínua das condições de trabalho, e, sabemos muito bem, essas melhorias só vão chegar se:

1. for feito um inventário de riscos de qualidade, incluindo todos os perigos/riscos
  2. se for feita uma avaliação coerente desses riscos
  3. se os perigos que demandarem melhorias forem tratadas em um plano de ação.

Em síntese, o acompanhamento das ações do PGR bem executado é peça chave na melhoria contínua dos ambientes de trabalho.

Para Aprender Mais

Treinamento de Trabalhadores da Área Rural

Dicas de emprego para TST

Declaração de inexistência de risco (DIR)