• Início
  • NR-12
  • Inventário de Máquinas da NR-12 | Saiba Como Fazer

Inventário de Máquinas da NR-12 | Saiba Como Fazer

Inventário de máquinas
O inventário de máquinas é uma ferramenta essencial para a boa gestão da SST. Agora, como fazer de um jeito prático?
10 de abril de 2021

Vamos falar de inventário de máquinas? Um inventário nada mais é do que um levantamento de todas as máquinas em uma empresa, com informações: código, tipo, local onde fica, dentre outras.

Comece imaginando a seguinte situação: uma norma regulamentadora (NR) dizia que a empresa era obrigada a cumprir determinado requisito. Então essa NR é revisada, e a tal obrigação desaparece.

O que você faz?

  • Opção a) para de fazer imediatamente.
  • Opção b) continua fazendo do jeito que sempre fez.
  • Opção c) continua fazendo, mas de um jeito mais simples.

Foi isso que aconteceu com o inventário de máquinas na NR-12 Máquinas e equipamentos.

A NR-12 é o regulamento técnico que estabelece as normas de segurança para máquinas e equipamentos. O objetivo deste regulamento é minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes do uso inadequado desses equipamentos.

Vejamos o que a NR-12 anterior falava sobre inventário de máquinas.

Como era a NR-12 em 2010?

Na NR-12, se você procurasse as exigências existentes, encontraria o seguinte:

“12.153. O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.

12.153.1. As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão para aplicação desta Norma. 12.154. Toda a documentação referida nesta norma, inclusive o inventário previsto no item 12.153, deve ficar disponível para o SESMT, CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração – CIPAMIN, sindicatos representantes da categoria profissional e fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.”

NR-12, versão 2010

Todo esse trecho acima, que está na versão 2010 da NR-12, foi eliminado. O trecho trazia a obrigatoriedade do inventário, com a necessidade de se ter uma planta baixa indicando onde estavam as máquinas e outras exigências.

A NR-12 versão 2019 não fala de inventário de máquinas

Isso quer dizer que não precisa mais fazer?

Não é obrigado a fazer, mas… como você, Profissional SST, vai fazer a Gestão da NR-12 sem nem saber quais as máquinas tem na empresa???

Então, o inventário é o primeiro passo da Gestão da NR-12, para que você saiba quais máquinas a empresa tem e onde elas estão.

Como fazer esse inventário?

Se antes a NR-12 dizia como deveria ser o inventário, agora cada empresa pode fazer o inventário como achar melhor!!! Claro que, para que esse inventário ajude, sendo bem feito e detalhado, pode ajudar muito a SST e outras áreas da empresa.

Veja abaixo um exemplo de uma tabela em Excel. Esse modelo de inventário de máquinas é o que dou para meus alunos do Pendrive NR-12 Documentos e Treinamentos Prontos.

Modelo de inventário de máquinas que atende a NR-12
Modelo de inventário de máquinas que atende a NR-12

Se o inventário tiver uma planta baixa ajuda, tudo bem. Se uma simples planilha Excel resolve, tudo bem. Faça do jeito que achar melhor, mas faça o inventário de máquinas.

Entenda como é o inventário

Um inventário de máquinas nada mais é do que um banco de dados, onde você inclui as informações sobre cada máquina, mas você deve organizar essas informações. Quando são poucas máquinas, é bem fácil de achar onde fica cada uma, qual o modelo, função, fabricante, manuais e informações úteis. Agora, se são muitas, quanto mais organização, melhor.

A ideia da planta baixa também é algo para ajudar. Pense em você com vinte máquinas iguais em um mesmo salão da empresa. Você pode inserir um código para identificar cada uma, mas não é bem mais produtivo ir direto à máquina se a mesma for identificada em planta também, ao invés de ler cada um dos selos de patrimônio?

Dicas sobre inventário de máquinas

Fazer esse inventário de máquinas pode ser trabalhoso, mas separei algumas dicas para você que vão ajudá-lo e muito! Confira:

Planta baixa para o inventário de máquinas?

Nem sempre você precisa desenhar uma planta baixa para fazer o inventário de máquinas. No projeto de prevenção contra incêndio (PrPCI) ou plano de prevenção contra incêndio (PPCI), o layout das máquinas é desenhado porque precisa descrever a rota de fuga. Usando essa planta, você pode localizar as máquinas por pontos ou polígonos, escrevendo em arquivo digital (PDF) ou até mesmo nas pranchas de papel, como ficar melhor para você, lembrando que papel é difícil de atualizar e arquivo digital precisa de cuidado para não ser perdido.

Inventário de máquinas no Excel

Como já referi acima, é perfeitamente possível fazer o inventário de máquinas no Excel. A princípio, o Excel foi feito para fazer cálculos, não para ser banco de dados, que é a função do Access no Microsoft Office. Se a empresa tem poucas máquinas, pode fazer, senão procure dividir as planilhas em mais de um arquivo, pois existe a chance de o arquivo ser corrompido. Uma dica valiosa é usar esse banco de dados em nuvem: caso aconteça algo estranho, você pode recuperar versões anteriores e não perder todo o seu trabalho.

Bancos de dados mais avançados

Pode ser útil, se você quiser aprender ou já tiver feito algum curso, não fazer seu inventário de máquinas em Excel, mas usando ferramentas de bancos de dados. Existem algumas gratuitas, com programas para gerenciar, ou você pode mexer com programação em Python, usando banco de dados do tipo SQL ou pandas dataframe. Em um cursinho de programação, você pode aprender e usar esses recursos para isso e outras vantagens no dia-a-dia.

Onde obter informações para fazer o inventário de máquinas?

Nem sempre eu preciso levantar tudo do inventário de máquinas com a área de segurança do trabalho. Algumas empresas têm setores de patrimônio ou de manutenção geral, que podem ser chamados de “facilities management” (que é um nome em inglês para essa área de gerenciamento de ativos). Se você trocar figurinhas com esse pessoal, pode ser que só precise do acesso compartilhado e esses dados de inventário já existam, ou que você só precise complementar com o que for útil para SST.

Faça seu inventário de máquinas

Vimos que o inventário de máquinas é importante e várias dicas para você fazer esse inventário dentro da empresa. A forma com que você faz é livre, mas existem recursos ou formas mais inteligentes de fazer, usando outros programas de computador ou conversando com outros setores da empresa.

Faz sentido para você? Pense nisso!

Para aprender mais

Se gostou desse post e quer aprender mais comigo sobre SST, então recomendo os posts abaixo:

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

Documentos de SST Obrigatórios

NR35 – Trabalho em Altura – Guia Para Iniciantes

Sugestões de vídeos sobre NR-12

Outra forma de aprender é assistindo meus vídeos que estão no canal do Youtube.

Veja por exemplo, o vídeo abaixo sobre burla.



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos