• Início
  • NR-11
  • Conheça os profissionais de movimentação de carga

Conheça os profissionais de movimentação de carga

A movimentação de cargas é uma atividade essencial na economia. E os profissionais da SST devem estar sempre atentos para fazer a gestão apropriada da NR-11. Neste artigo, explicaremos quem são os profissionais de movimentação de carga, o que fazem e quais equipamentos operam, entre outros. Como dito acima, essa é uma atividade primordial na […]
1 de abril de 2021

A movimentação de cargas é uma atividade essencial na economia. E os profissionais da SST devem estar sempre atentos para fazer a gestão apropriada da NR-11. Neste artigo, explicaremos quem são os profissionais de movimentação de carga, o que fazem e quais equipamentos operam, entre outros.

Como dito acima, essa é uma atividade primordial na cadeia produtiva. Porém, também é uma atividade que representa muitos perigos. Então, o operador de equipamentos precisa ter um conhecimento do manuseio seguros dessas ferramentas, dos veículos, dos acessórios e tudo o que envolve a operação. Lembrando que estamos falando de operadores de guindastes, empilhadeiras, plataformas elevatórias, pontes rolantes, etc. Esses profissionais precisam saber avaliar as condições de funcionamento dos equipamentos que serão utilizados (isso deve ser feito antes do início do trabalho). É necessário conhecer em profundidade os painéis de controle, ter domínio e visão da área onde será feita o transporte de cargas, para que tudo ocorra da forma mais segura possível.

            Desta forma, fica evidente que a NR-11 traz os requisitos mínimos para que esse profissional possa operar os equipamentos com segurança. Alguns exemplos de operadores típicos que envolvem essa norma, são:

  • Operador de Docagem – esse profissional tem a função de controlar as atividades tem a função de controlar as ancoragens de embarcações em diques para que recebem manutenção, pintura, limpeza, reparos, etc. Então, esse profissional prepara as amarras das embarcações nos diques, permitindo que fique bem assentado, controla o registro do nível de água, faz orientação de manobras de escoamento de água, facilita as manobras de atracação, fazendo cálculos dos pontos de referência.
  • Operador de Guindaste – é o profissional que cuida do controle do direcionamento de um guindaste, em trabalhos de mobilidade, de movimento e de manuseio de grandes cargas. Esse profissional opera o equipamento dentro da cabine suspensa dentro do próprio veículo, geralmente obedecendo as orientações de outro profissional, chamado de sinaleiro. Eles se comunicam por meio de rádio e sinais. Os guindastes são muito usados em indústrias como construção civil, portos, aeroportos, terminais de transportes e qualquer situação que envolva mover grandes cargas. E para fazer esse curso, o profissional precisa fazer um curso de qualificação específico para essa função. Com esse curso, ele adquire conhecimento técnico, tornando-se capaz de identificar os componentes do equipamento, obtendo domínio dos movimentos, das sinalizações dos comandos, das normas de segurança do trabalho referente à operação que faz, etc. E além dessa formação técnica, é esperado que esse profissional também tenha algumas habilidades emocionais, como autocontrole, coordenação motora, disciplina e responsabilidade para poder usar o equipamento dentro do que é exigido.
  • Rigger Sinaleiro – é o profissional que auxilia no trabalho de movimentação de carga, orientando o operador do guindaste com sinais manuais padronizados ou também usando rádio. Ele pode controlar alguns parâmetros importantes como peso, condições de amarração de carga, obedecendo ao plano de rigger.                                                  Um profissional envolvido na movimentação de carga sempre será chamado de Rigger, mas hoje em dia é mais utilizado para o profissional que faz a utilização. Por isso é chamado de Rigger Sinaleiro. Ele precisa ter algumas atribuições, como por exemplo, se posicionar em um local favorável, de modo que o operador de guindaste consiga ver os sinais, ele também precisa estar posicionado de modo a ter uma visão completa da carga que está sendo movimentada. Vale lembrar que ele pode, inclusive, orientar o operador do guindaste quando não estiver tendo uma visão plena da carga que está sendo movimentada. Ele vai autorizar a movimentação da carga e também interromper caso perceba alguma coisa errada na situação ou se operador perder contato com ele.
  • Operador de Empilhadeira – o profissional que conduz a empilhadeira, realizando essas tarefas de movimentação, geralmente dentro de depósitos, armazéns e centros de distribuição. Essa profissão é regulamentada pelo Ministério da Economia e Secretaria, mas é possível que no futuro volte a ser do Ministério do Trabalho. Assim como as outras, é necessário para o exercício dessa função, o operador tenha uma qualificação técnica específica, sendo treinado para o manejo deste veículo, além de ter todo o conhecimento teórico relevante. Esse trabalho deve ser realizado por pessoas que tenham destreza e perícia. Também é necessário que tenham conhecimento sobre os tipos de carga e as técnicas de movimentação, sem falar de todo treinamento teórico e prático envolvido. É fundamental que tenha 18 anos ou mais e alguns definem que precisam ter a carteira nacional de habilitação, mas não é uma regra. Esse operador também precisa ter uma boa percepção visual e auditiva, além de ter as emoções apropriadas para a função.
  • Operador de Guincho – responsável pela movimentação do guincho, muito usado também na movimentação e elevação de cargas.
  • Operador de Ponte Rolante – é o profissional que vai operar a ponte rolante no transporte de cargas também, ajustando os comandos, os acessórios da ponte, etc.

Sugestão de vídeo

Sabemos que a movimentação de cargas é uma atividade essencial na economia.

Porém, sabemos também que elas envolvem operações muito perigosas.

Os profissionais que operam os equipamentos de movimentação de cargas precisam ser preparados para exercer com segurança suas atividades.

Mas, afinal, quem são os profissionais de movimentação de cargas?

Além do conhecido operador de empilhadeira, que outras funções existem?

Para ajudar a responder essa pergunta, fiz um vídeo e acabei de postar em nosso canal do Youtube.

Dê play no vídeo abaixo e assista:



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos