Skip to main content

O que é um diálogo de segurança?

Se você é um profissional da área de saúde e segurança ocupacional, ou se já se interessou por essa área, é provável que já tenha ouvido falar no diálogo de segurança, mas afinal, o que é isso? Nesse artigo (ou no vídeo que está também aqui) você vai aprender o que são os diálogos de […]
1 de julho de 2022

Se você é um profissional da área de saúde e segurança ocupacional, ou se já se interessou por essa área, é provável que já tenha ouvido falar no diálogo de segurança, mas afinal, o que é isso?

Nesse artigo (ou no vídeo que está também aqui) você vai aprender o que são os diálogos de segurança e como eles podem ajudar na redução dos acidentes e  adoecimentos relacionados ao trabalho.

Os diálogos de segurança são rápidas reuniões que acontecem, geralmente, antes do início dos turnos de trabalho.

Algumas empresas praticam os diálogos diariamente, daí vem a sigla DDS que quer dizer diálogo diário de segurança.

Outras empresas podem preferir fazer semanalmente, daí usasse a sigla DSS para Diálogo Semanal de Segurança.

Mas a sigla que cada empresa decide usar não importa, o importante são os benefícios que a prática dos diálogos de segurança vai trazer.

Poderíamos dizer que o jeito mais tradicional de fazer DDS é mesmo antes do início do turno e com rápida duração.

A ideia é pegar o trabalhador, bem no início do turno e já chamar a atenção dele para:

1) a importância de fazer as tarefas com atenção

2) conversar sobre os riscos que aquelas atividades podem trazer

3) falar da importância do foco no trabalho, deixando os problemas fora da empresa, pois sabemos que distrações podem levar a acidentes

4) falar sobre a postura adequada

O DDS também é uma oportunidade para o supervisor do turno, olhar no rosto de cada trabalhador e perceber qualquer sinal da pessoa não estar em pleno uso das suas faculdades e identificar qualquer tipo de problema psicológico.

Geralmente, com 5 a 10 minutos já é suficiente para tudo isso.

A boa prática manda que abra-se um canal de comunicação, entre a pessoa que está dando o DDS e o trabalhador, por isso se chama diálogo e não monólogo.

Então dê também uma chance para o trabalhador fazer perguntas, ele pode apontar problemas na produção que talvez a empresa não estava ciente, é uma ótima oportunidade de receber feedback do trabalhador.

Outra dica é variar os temas dos DDS. Você não pode ficar todo dia falando a mesma coisa, sempre os mesmos assuntos, porque fica monótono e repetitivo.

Então procure trazer assuntos diversos e não precisa ser só segurança no trabalho, você pode trazer dicas de saúde, falar de temas ambientais, ergonomia, tem uma diversidade de assuntos que podem ser usados.

Outra dica que eu te dou é usar um site chamado DDS Online.

Neste site você se cadastra lá e vai receber toda semana sugestão de temas de DDS que você pode copiar e usar, é bem legal e é gratuito esse serviço.

Mas e você, que outras práticas de saúde e segurança você conhece e recomenda? Deixe aqui seu comentário? 

Um abraço e sucesso pra nós!