Skip to main content

O que é Prontuário de Instalações Elétricas?

Nesse artigo técnico você aprenderá o que é Prontuário de Instalações Elétricas. A NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) em seu item 10.2.4, sobre medidas de controle, apresenta o seguinte “… devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:a) conjunto de procedimentos e […]
30 de junho de 2022

Nesse artigo técnico você aprenderá o que é Prontuário de Instalações Elétricas.

A NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) em seu item 10.2.4, sobre medidas de controle, apresenta o seguinte

“… devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.”

Resumindo, é um sistema que engloba os procedimentos, ações, programas e documentos que o estabelecimento possui com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos elétricos.

Ou seja, é um sistema organizado de informações e documentos, referentes às instalações elétricas e aos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Pergunta bônus 1: O que é Esquema Unifilar?

Ainda estudando a NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), no item 10.2.3  temos:

“As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção”, somos apresentados ao termo Esquema Unifilar.

O Esquema Unifilar, ou conhecido como diagrama de linhas simples, é a forma simplificada de representar um circuito, através de linhas e símbolos gráficos adequados/específicos.

Os símbolos gráficos são estabelecidos pelas normas, NBRs, da ABNT.

As linhas simples representam dois ou mais condutores que estão ligados entre os componentes no circuito real.

Dica: digite no Google “esquema unifilar” e veja as imagens!

Pergunta bônus 2:  o que é SEC e SEP?

Quando estamos estudando a NR-10 e NR-16 em seu Anexo 4, nos deparamos com esses dois termos: SEC (Sistema Elétrico de Consumo) e SEP (Sistema Elétrico de Potência).

Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o conjunto de centrais elétricas, subestações (transformação e de interligação), linhas e receptores, interligados, ou seja, compõe um sistema de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica até a medição ou relógio de medição.

O Sistema Elétrico de Consumo é todo sistema elétrico, de baixa tensão, situada após o relógio medidor, ou seja, a unidade consumidora.

Fontes:

NR-10
NR-16 Anexo 4
NBR- 5460 (1992) Sistemas Elétricos de Potência