(NR-36) Que fedor! COV, COV!

Sexta-feira falamos da NR-35 e hoje trataremos da NR-36 que tem o seguinte título: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, suína e de frango. Mas, o destaque de produtividade e qualidade da carne brasileira não […]
29 de junho de 2022

Mas, o destaque de produtividade e qualidade da carne brasileira não pode ser alcançado a custa da saúde dos trabalhadores do setor.

Para trazer padrões de segurança e saúde neste setor, a NR-36 chegou em 2013.

Como toda norma setorial, existem termos que são específicos e diferentes para quem não está acostumado.

Um destes termos é graxaria. O que é isso?

Durante o abate para obter carne e derivados surgem vários sub-produtos: couros, sangue, ossos, gorduras, tripas, partes condenadas etc.

A graxaria é o setor que processa esses sub-produtos para gerar sebo ou gordura animal que irá ter outros destinos como produção de sabão ou para a indústria química.

Na graxaria são gerados os COV, compostos orgânicos voláteis.

A cerca de 1 km da minha residência tem uma fábrica de uma renomada produtora de carnes de frango.

Curiosamente, sempre que passo próximo no horário da noite, percebemos um odor desagradável.

E meu filho sempre diz: “que fedor!”.

Esse odor vem dos COV, que são resultado da emissão de vários compostos orgânicos e inorgânicos complexos e responsáveis pelos odores desagradáveis presentes nesse setor.

Então da próxima vez que sentir mau cheiro perto de uma fábrica deste setor, já sabe do que se trata.

Gostou deste conteúdo SST?

Então compartilhe!

E se ainda não fizer parte, entre para o grupo silenciado Conteúdo SST.

Use o link abaixo

Neste grupo só eu posto puro Conteúdo SST (nos dias úteis).

Abraço,

Herbert Bento da Escola da Prevenção