(NR-17) Esgotamento mental do operador de teleatendimento

Dando continuidade a nossa série #umanrpordia , hoje trataremos da  NR-17 atende pelo seguinte nome ERGONOMIA Essa norma possui o Anexo II só para tratar dos operadores de telemarketing e teleatendimento. Faz todo sentido. Porque estes trabalhadores possuem uma rotina diferenciada, e com riscos característicos. Vejamos: “1. O presente Anexo estabelece parâmetros mínimos para o […]
1 de julho de 2022

Dando continuidade a nossa série #umanrpordia , hoje trataremos da

NR-17 atende pelo seguinte nome

ERGONOMIA

Faz todo sentido.

Vejamos:

“1. O presente Anexo estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.”

Existem relatos, por parte destes profissionais, de esgotamento mental, tristeza e sensação de impotência.

Muitas vezes, diante de palavras agressivas dos clientes, tais profissionais precisam manter o “script” sem perder a compostura, mantendo uma entonação de voz determinada pela empresa.

Além disto, o operador deve atender determinadas “metas”:

• quantidade de atendimentos por turno
  • notas das avaliações feitas pelos clientes
  • tempo médio de atendimento

Existem relatos também de operadores com metas de vendas de pacotes de serviços.

É muito comum no setor de telecomunicações a seguinte situação: o cliente liga para fazer uma reclamação e tirar uma dúvida, e, ao finalizar o atendimento, o operador oferece um pacote de dados por exemplo.

Nesses casos é bastante comum que o operador tenha uma meta de vendas a cumprir, além de todas as exigências já impostas pela função.

Tudo isso gera um desgaste emocional. Não são todas as pessoas que conseguem lidar bem com esse tipo de trabalho.

Para mais detalhes, recomendo a leitura do Anexo II da NR-17.

Gostou deste conteúdo SST? Então compartilhe com outros Profissionais SST!

Quer receber Conteúdo SST no seu WhatsApp?

Entre para o grupo silenciado Conteúdo SST.

No grupo só eu posto puro Conteúdo SST de segunda a quinta.

Use o link https://escoladaprevencao.com/grupo/

Abraço,