Skip to main content

História da OIT e sua importância na SST

Você consegue imaginar um mundo sem final de semanas, onde acidentes de trabalho eram vistos como descuido do trabalhador e uma jornada de trabalho de quase 12 horas? Bem, seja grato pelos direitos trabalhistas que você aproveita hoje, foram anos de conquistas! Hoje, o sonho de ter empregos humanizados e descentes para todos está muito […]
29 de junho de 2022

Você consegue imaginar um mundo sem final de semanas, onde acidentes de trabalho eram vistos como descuido do trabalhador e uma jornada de trabalho de quase 12 horas?

Bem, seja grato pelos direitos trabalhistas que você aproveita hoje, foram anos de conquistas!

Hoje, o sonho de ter empregos humanizados e descentes para todos está muito mais próximo da realidade e muito disso é devido a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma organização das nações unidas.

Essa organização foi fundada em 1919 como parte do tratado de Versalhes, exatamente aquele que pôs um fim a Primeira Guerra Mundial. O principal objetivo da OIT é a promoção da justiça social e, não é à toa, em 1969 ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

O TRABALHO DA OIT

Hoje em dia é muito simples pensar na existência de organizações que buscam justiça social e boas condições de emprego.

Contudo nem sempre foi assim, no começo do século XX o contexto mundial era muito diferente do que temos hoje.

Prosperidade financeira era uma lei para ser seguida por todos os empresários, construindo verdadeiros impérios com o uso de uma força de trabalho que hoje seria considerada escrava.

Tão revolucionária que afirma em sua constituição que “o fracasso de qualquer nação em adotar condições humanas de trabalho é um obstáculo no caminho de outras nações que desejam melhorar as condições em seus próprios países”.

Seu trabalho era tão incansável que nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial a OIT parou suas atividades, sendo parte de um seleto grupo de organizações internacionais que não pararam suas atividades.

AS CONQUISTAS DA OIT

Em 1926 foi fincada a pedra fundamental às margens do Lago Léman, na Suíça, com a frase em latim: se deseja paz, cultive justiça. Mas, antes mesmo de ter esse escritório, em 1919 a primeira Conferência Internacional do Trabalho foi realizada em Washington, nos EUA.

 Durante a chegada da declaração dos direitos humanos, a OIT não poderia deixar o seu papel de lado e também inseriu as convenções e recomendações legalmente vinculantes a fim de deixar reservado o direito de se organizar e negociar coletivamente, salários iguais, inspeção trabalhista, dentre outras medidas.

Em 1945 entrou na recém fundada ONU e se tornou a primeira agência especializada, no caso, especializada em direitos trabalhistas e busca pela dignidade humana.

E nessa busca, foi uma das primeiras organizações a impor sanções contra a África do Sul e, nos anos 80 também auxiliou a Polônia em seu processo emancipatório de uma ditadura. A OIT deu amplo apoio a federação sindical independente Solidarnosc, legitimando o movimento.

Com a chegada de um novo século e também da globalização e a OIT passou a abranger diversas outras lutas, tal qual o os direitos dos povos indígenas.

Agora a organização toca diversos programas e agendas específicas – como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – com foco na promoção de uma globalização justa e estratégica, mantendo sempre o foco na justiça social.

Entendeu a importância de celebrar os 100 anos da OIT? Para mais sobre segurança do trabalho e suas organizações nacionais e internacionais, continue acompanhando nosso blog!