• Início
  • NR-18
  • Construtoras se preparam para o fim do PCMAT

Construtoras se preparam para o fim do PCMAT

Hoje vamos ver que as construtoras já começam a se preparar para adotar uma das mudanças trazidas pela nova NR 18 (valendo a partir de fevereiro de 2021). O novo texto da NR 18 não fala mais do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção). Em seu lugar temos […]
25 de junho de 2022

Hoje vamos ver que as construtoras já começam a se preparar para adotar uma das mudanças trazidas pela nova NR 18 (valendo a partir de fevereiro de 2021).

O novo texto da NR 18 não fala mais do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção). Em seu lugar temos o Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR.

E como ficam as obras já em andamento? As obras que estiverem em andamento quando entrar em vigor o novo texto podem continuar com o PCMAT. Somente as novas obras, a partir de fevereiro de 2021, já tem que adotar o PGR.

O conteúdo essencial do PGR deve conter o inventário dos riscos, e também o plano de ação (é a contratada que deve fornecer a contratante o seu inventário de riscos).

Toda vez que a avaliação de risco apontar para a necessidade de mais medidas de prevenção, então deve-se usar o plano de ação para identificar o que precisa ser feito e quando, no mínimo.

Se preferir você pode também fazer o plano 5W2H que eu já expliquei em outro vídeo (post sobre 5W2H). 

Outra novidade no PGR do canteiro de obras é a maior liberdade e também responsabilidade do Profissional Legalmente Habilitado.

Com a nova NR 18 todas as obras deverão ter o PGR, sendo que antes apenas obras acima de 20 trabalhadores deveriam ter o PCMAT que deveria ser obrigatoriamente elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Com a nova NR 18, canteiros de obras com até 7 m (sete metros) de altura e com, no máximo, 10 (dez) trabalhadores, o PGR pode ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho, ou seja, nesses casos o técnico em segurança do trabalho pode elaborar.

O PGR dos canteiros de obras deverá contemplar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho e suas respectivas medidas de prevenção. O PGR deve estar atualizado de acordo com a etapa em que se encontra o canteiro de obras.

E você, quer ficar por dentro das novidades da área de SST e também sobre as mudanças nas Normas Regulamentadoras?

Entre no Grupo Silencioso de WhatsApp “Conteúdo SST”. Como o grupo é silenciado, só eu posto puro Conteúdo SST. São de 3 a 5 postagens por semana e sem perturbação.

E se você quer aprender mais sobre a NR 18 e ainda adicionar treinamentos e documentos relativos a esse tema ao seu acervo de materiais, conheça o Pendrive Especialista NR 18.

Veja também:

11 novidades do GRO/PGR

(clique no play para ver o vídeo)




© Escola da Prevenção - Herbert Bento & CIA Treinamentos LTDA CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos