Skip to main content

Como ganhar dinheiro com Segurança do Trabalho?

O atendimento da Escola da Prevenção recebe dezenas de mensagens todos os dias. Uma pergunta muito comum é: como ganhar dinheiro com segurança do trabalho? Às vezes essa pergunta vem disfarçada de outras mais sutis mas que no fundo dizem a mesma coisa: “como começar” ou “como consigo uma oportunidade”. Então eu decidi fazer esse […]

O atendimento da Escola da Prevenção recebe dezenas de mensagens todos os dias. Uma pergunta muito comum é: como ganhar dinheiro com segurança do trabalho? Às vezes essa pergunta vem disfarçada de outras mais sutis mas que no fundo dizem a mesma coisa: “como começar” ou “como consigo uma oportunidade”.

Então eu decidi fazer esse post. O objetivo é ajudar os colegas de profissão que estão nessa situação com algumas ideias “fora da caixa”.

Antes de começarmos, uma pequena história sobre a palavra “crise”.

Minha história com a palavra “crise”

Se você é formado ou estudante na área de Segurança do trabalho, já deve ter ouvido alguém falar que a “crise” afetou o mercado.

Então deixa eu te contar uma história da minha infância sobre “crise”.

Quando eu tinha uns 10 anos de idade meus pais resolveram fazer uma obra na casa e eu fiquei com a função de servir café da tarde aos pedreiros.

Então eu estava lá na cozinha passando manteiga no pão e vi uma formiga carregando um pedaço da casca do pão.

E como eu era criança, eu pensava que formiga só se alimentava de açúcar, (aquilo que a gente vê nos desenhos animados).

Daí eu disse: “nossa, não sabia que formiga gostava de pão, para mim formiga só gostava de açúcar”.

Então um dos pedreiros disse: “é a crise meu filho, é a crise”.

Assuma a responsabilidade sobre a sua vida

Por que eu resolvi te contar essa história da formiga? 

Foi para ilustrar que no Brasil, essa desculpa da crise é antiga (sem querer revelar a minha idade, mas eu já tenho muitos cabelos brancos).

Se você se deixar abalar por essa história de crises, vai colocar sempre a responsabilidade da sua situação nas costas dos outros.

Presta atenção no que eu vou te dizer agora: o primeiro passo para você mudar a sua situação de vida atual é assumir total responsabilidade sobre sua vida como ela é hoje.

Agora que eu já te contei isso, vamos voltar ao assunto principal.

Embora seja um dos serviços primordiais e vitais para as empresas, principalmente para ajudar a cuidar, promover a saúde dos trabalhadores, os profissionais do setor tem encontrado cada vez mais exigências para alcançar uma oportunidade de trabalho, para poder exercer a profissão que desperta uma paixão especial em todos nós.

E essa é uma das principais fontes de frustração entre os profissionais da área, principalmente aqueles que tem pouca ou nenhuma experiência.

E foi para tentar ajudar as pessoas que estão nessa situação que escrevi esse artigo.

Você vai aprender alternativas de trabalho e também de divulgação de você, como profissional. 

Você também vai aprender a construir a sua imagem profissional e divulgar o seu trabalho, além de apresentar saídas para fazer dinheiro e investir ainda mais em sua carreira e no seu futuro.

Além de tratar de questões financeiras e aperfeiçoamento profissional, também trataremos de um tema que vai revolucionar a sua vida: o empreendedorismo! 

Se você só ouviu falar mas nunca se aprofundou no tema, essa será a sua chance de conhecer um pouco sobre ele e como usar o empreendedorismo em seu favor para transformar a sua vida profissional.

Quem deseja trabalhar com segurança do trabalho, precisa estar ciente de uma coisa: essa profissão exige constante aperfeiçoamento e um desejo muito grande de cuidar das pessoas.  

Essa profissão requer estudo, conhecimento e evolução constante, principalmente se você deseja se destacar na carreira.

Mas, em um país com milhões de desempregados, pouquíssimas ofertas de emprego e um alto nível de exigência profissional do mercado, o sonho de atuar na área parece cada vez mais distante.

Por essa razão essa sequência de artigos foi elaborada. 

Se você tem pouca ou até nenhuma experiência, ou mesmo se já tem experiência mas tem tido dificuldades de encontrar oportunidades, esse conteúdo é para você.

Trabalhe em casa como freelancer!

A internet é o que se faz dela! 

O que essa frase quer dizer?

Que a internet não é boa , nem ruim, é só a internet.

Você é quem deve aprender a tirar bons frutos da internet.

Porque ela trouxe uma série de possibilidades que antes pareciam impossíveis de alcançar. 

Com o advento da internet muitas barreiras foram derrubadas.

Com a internet, é possível falar com qualquer pessoa, em tempo real, em qualquer parte do mundo, tendo somente a diferença de fuso horário como dificuldade de encontro. 

Nenhuma empresa, não importa o setor, não se enxerga realizando todos os seus processos produtivos sem a utilização da internet para atualização de relatórios de produção, comunicação interna ou externa, realização de novos negócios.

A internet é a grande mediadora na comunicação. 

Por isso a internet pode ser a sua arma mais vital para conseguir trabalhos, ou talvez seja melhor dizer, projetos,  mesmo sem experiência. 

Para isso, você pode explorar todas as oportunidades que existem, através das plataformas de trabalho como freelancer.

Não estamos falando sobre páginas de emprego, mas sim, sobre plataformas de mediação entre pessoas que precisam de mão de obra para realizar projetos … tarefas e as pessoas que querem trabalhar nesses projetos. 

Várias plataformas de trabalho como serviços de freelancer estão disponíveis, gratuitamente, para o contratante e o freelancer. 

Essa é uma forma imediata de resolução de problemas referentes à experiência.

Em plataformas de trabalho freelancer, existem todos os tipos de solicitação de serviços a serem realizados; de qualquer ramo. 

Todos os dias, solicitações de projetos dos mais variados, são adicionados  e ficam a espera de candidatos que ofereçam suas propostas.

Um exemplo de plataforma assim é a 99freelas. 

Nela é possível se candidatar aos mais variados tipos de projetos.

Basta que o profissional se candidate aos projetos aos quais tenha condições profissionais de atender aos requisitos exigidos.

Mas, além da plataforma 99Freelas, existem outras plataformas de trabalho freelancer que estão disponíveis para cadastramento, como Workana, freelancer.com, vinteconto.com.br; entre outras.

Eu mesmo já contratei freelancers pelo 99freelas. Por exemplo, eu usei um profissional desse site para editar esse vídeo, que você está assistindo exatamente agora.

Mas, qual é a grande vantagem oculta desse tipo de plataformas?

Não é exigida nenhuma experiência do candidato para se inscrever na plataforma e se candidatar a participar dos projetos. 

Somente as suas qualificações são solicitadas: idiomas, cursos, formação, todos os tipos de especificações que você, como profissional, possa oferecer. 

Na maioria delas, você pode ofertar a sua candidatura gratuitamente, além de a plataforma oferecer uma série de medidas protetivas para garantir a segurança nas contratações de serviço; tanto de empregadores, quanto de candidatos.

Você só vai pagar a plataforma depois que concluir o projeto, ou seja, não existe pagamento prévio.

A plataforma retém um percentual do valor do projeto, e vai te repassar o líquido, ou seja, o valor acordado pelo projeto menos a parte, a comissão digamos assim, da plataforma.

Para encontrar as plataformas de freelancers basta realizar uma busca simples no Google com os termos: “serviço de freelancer” ou “plataforma de serviços freelancer”.

Lembrando que eu não estou recomendando nenhuma delas especificamente. Apenas uso a 99freelas porque trabalho com ela a mais tempo e sei como funciona a interface. Eu recomendo até que você experimente essa e outras, para encontrar aquela que melhor se adequa a você. 

As plataformas freelancers são uma ótima forma de adquirir experiência, não somente nesse setor, mas em qualquer outra área. 

Em plataformas freelancers, o que conta como relevante são os conhecimentos e especializações que você adquiriu profissionalmente, essa é uma das formas de conquistar projetos.

Nessas plataformas, todos os tipos de serviços podem ser solicitados, incluindo serviços presenciais. 

Serviços de consultoria em todas as áreas são pedidos recorrentes aos profissionais; incluindo nas áreas de segurança do trabalho. 

Algumas vezes, muitos solicitam a escrita de artigos para sites, sobre os mais variados temas.

Outros pedem apoio para a construção de materiais completos para cursos profissionalizantes, construção de materiais de consultoria para empresas, em todos os ramos. 

Os serviços são variados e podem ajudar muitos candidatos a adquirir experiência em qualquer ramos de trabalho.

E, quando aparecer uma entrevista, com certeza os projetos que você realizou irão contar pontos para você. Quem sabe algum desses projetos não vai ser o trampolim para uma vaga no mercado de trabalho, se essa for sua vontade?

Não fique parado esperando a oportunidade cair do céu. 

Arregasse as mangas da camisa e mãos a obra.

Agora vamos antecipar o próximo tema do nosso curso.

Nem todo mundo quer um emprego.

Alguns sonham em alçar voos muito mais altos. 

Desejam um reconhecimento profissional mais elevado, com oportunidades diferentes do que a maioria das pessoas busca. 

Para essas pessoas, existe um caminho árduo, porém profícuo. 

Se esse caminho for trabalhado de forma inteligente e dinâmica, é possível alcançar resultados incríveis e construir uma bela carreira  profissional. 

O nome de caminho é Empreendedorismo! 

Tenha o seu próprio negócio

Algumas pessoas tendem a fazer uma pequena confusão; entendem aperfeiçoamento profissional com empreendedorismo. 

É claro que o aperfeiçoamento profissional seja em qual profissão for, é de extrema importância para adquirir ainda mais conhecimento e se tornar um profissional completo a cada dia, isso faz parte do crescimento profissional.

No entanto, empreendedorismo é diferente. Muito se tem ouvido sobre essa palavra, nos últimos anos. 

Porém vamos falar um pouco sobre ela, para que possamos entender o que significa essa palavra; qual conceito envolve essa ideia e, a partir disso, discorreremos sobre como aplicar em nossa vida profissional.

Aqui no nosso artigo vamos usar o seguinte conceito sobre empreendedorismo.

Empreendedorismo é o conjunto de esforços para criar algo diferente e com valor, assumindo todos os riscos financeiros, psicológicos e sociais, que envolvem o processo e, tendo como consequência, receber as recompensas econômicas e financeiras em caso de resultado positivo.

Ou seja: é o investimento total em um projeto novo que transforme ideias em oportunidades.

Dando certo, ocorre a criação de um empreendimento de sucesso. A ideia é tirar um projeto do papel!

A ideia é facilmente aplicada, principalmente quando  se deseja montar um negócio. 

Mas como você pode fazer isso? 

Uma das ideias de empreendedorismo mais cotadas na área de SST é a criação de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho.

Você pode criar uma empresa de prestação de serviços de consultoria, análise e trâmites de segurança do trabalho. 

No entanto, não é fácil criar uma empresa; não basta ter uma ideia e decidir fazê-la, é preciso planejá-la!

Ou melhor dizendo, criar a empresa é até fácil. A parte mais difícil é conseguir os clientes. Se você não gosta de vendas, é necessário ter um sócio que goste, e muito, porque saber vender é a parte mais importante.

Parte financeira, contabilidade, gestão de equipe, todas essas coisas ligadas a gestão da empresa, nada disso vai existir, se não existir as vendas.

Além disso é necessário o planejamento

O planejamento, quando se fala em empreendedorismo é uma das armas mais fundamentais para que o seu negócio dê certo. 

Mais do que um quantia alta em dinheiro, sem o planejamento, não será possível tirar os planos do papel e transformá-los em realidade.

Sobre a construção de um planejamento para a realização de um negócio, é preciso levar em conta pontos importantes sobre a realização do projeto.

Por exemplo, você poderá dedicar todo o tempo necessário para o seu empreendimento? Você é capaz de trabalhar 12, 14, 16 horas por dia no seu empreendimento se for necessário?

Calcule precisamente todo e qualquer gasto que empreendimento exigirá; incluindo possíveis eventualidades. 

Calcule em quanto tempo terá o retorno financeiro do investimento e como será feito o levantamento da verba necessária para a realização do projeto.

O planejamento é um dos passos fundamentais para  o sucesso de seu empreendimento.

Se necessário for, peça ajuda profissional, evite criar o planejamento do seu empreendimento sozinho. 

O auxílio de outra pessoa com experiência em planejamento de novos negócios pode ser primordial para te ajudar a enxergar detalhes, ou mesmo, um caminho melhor para construir  seu sonho!

Outra forma interessante é oferecer serviços de consultoria e trabalhos na área de segurança do trabalho como autônomo. Além de ser bem rentável, pois serviços de consultoria são bem valorizados, você terá a vantagem de se “livrar” das obrigações burocráticas que são características das empresas.

Para oferecer juntamente com o seu trabalho de consultoria, você pode construir manuais atualizados para empresas, sobre as regras e normas em segurança do trabalho que cada empresa deve seguir, para garantir uma condição de trabalho segura aos seus funcionários.

Outra vantagem sobre trabalhar como consultor na área é o bom retorno financeiro que o profissional receberá pelos serviços, pois, como já dissemos, o serviço de consultoria é bastante valorizado, em qualquer área.

Além disso, por não precisar arcar com burocracias entre outras despesas obrigatórias para manter uma empresa funcionando, você poderá cobrar um valor mais em conta para prestar os seus serviços às empresas, melhorando o seu posicionamento diante da concorrência na área de prestação de serviços em segurança do trabalho.

Crie cartões de visita personalizados e distribua-os de maneira inteligente. Se possível, tenha números de telefone específicos somente para as demandas profissionais e esteja sempre atendo aos seus contatos para que, se porventura, alguma empresa entrar em contato, não fique esperando muito tempo por uma resposta.

Tenha orçamentos prontos referentes ao trabalho de consultoria, porém, esteja pronto para criar orçamentos personalizados para cada cliente, se preciso for.

Pois as empresas possuem necessidades variadas e buscam solução para os seus problemas de maneira imediata e definitiva.

A atenção aos cliente é fundamental. Quem deseja contratar uma prestação de serviço, em qualquer setor, não gosta de ficar esperando, quer ser atendido e ter o seu problema solucionado o mais breve possível, por isso, esteja atento aos contatos de trabalho.

Desenvolva um trabalho claro e objetivo, O seu cliente, na maioria das vezes, sabe o que precisa, então, cobre um preço justo pelo que o serviço vale, sem desvalorizar o seu trabalho, mas também sem tentar supervalorizar, levando o cliente a gastar mais do que precisa. 

Lembre-se que você tem a uma vantagem como consultor; os preços mais baixos podem ser uma arma na hora de disputar o trabalho com grandes prestadoras.

Bem, com isso, terminei minhas dicas sobre empreendedorismo.

Na próxima aula vamos falar um pouco sobre como as redes sociais estão reinventando a maneira como captamos clientes.

Mas, as vezes, você pode não querer abrir um negócio, por exemplo. Você pode ter outros planos em sua carreira. Você pode querer tornar-se um profissional próspero em sua especialização mas,  pode não ter que se preocupar tanto com burocracia, como uma empresa exige.

Se você quer ser um profissional autônomo e próspero em sua carreira, livre das “broncas” do patrão e com ótimos ganhos, o seu caminho é se tornar palestrante; principalmente se você estudou bastante e tem muito conhecimento.

O que fazer para se tornar um palestrante

Se você já tem especialização  na área, mesmo sem experiência, mas com bastante conhecimento, se tornar palestrante é uma ótima forma de ajudar na construção de uma carreira independente.

Mas alguém se torna um palestrante da noite para o dia? Não! E, a primeira coisa a ser feita, além de estudar bastante, é trabalhar a sua imagem nas redes sociais, principalmente redes sociais voltadas para  o âmbito profissional.

Estamos falando de divulgação real e “pesada” de sua imagem como profissional. A única forma de você se tornar uma referência em sua área, ou seja, uma autoridade no assunto, é demonstrando conhecimento. O Linkedin, por exemplo, é uma ferramenta profissional ideal para a construção de sua imagem como profissional.

Além de permitir que você crie inúmeras conexões profissionais e esteja por dentro de todos os conteúdos relacionados a sua área e de ficar perto dos melhores, você também pode colocar todas as suas qualificações e formação; cursos extracurriculares e idiomas, se você os tiver. É possível realizar publicações regulares sobre qualquer tema e, aí está a grande “sacada”!

O fato de você poder construir textos sobre temas específicos, que demonstrem todo o seu domínio e conhecimento sobre a sua área de atuação, especificamente, com textos plurais e com amplo perspectiva, e esse texto seja explorado por todos os seus seguidores, compartilhados e divulgados, retornará para você, em forma de “autoridade”.

As pessoas começarão a procurar por você como um profissional referência em  conhecimento sobre a sua área de atuação. Seus textos passarão a ser mais divulgados você começará a construir o seu nome em sua área.

Ferramentas do marketing digital

Criar E-books com conteúdos relevantes sobre a área e divulgá-los nas redes sociais são uma ótima forma de construir a uma imagem de autoridade na área. Pequenos “webnários” no youtube sobre temas específicos da área, com ampla divulgação, também são uma ótima forma de alcançar novos seguidores e fazer com que muitos permaneçam  em sua página; quanto mais seguidores interativos, melhor para você.

Outra rede bastante importante para te ajudar a construir sua imagem profissional e alcançar seguidores, é o Youtube. 

O Youtube é uma rede essencialmente visual e os vídeo tem um amplo alcance de usuários, não somente pela dinâmica em que são construídos mas também porque é uma forma, de mídia de fácil consumo.

Além de poder passar uma vasta gama de informações úteis e conhecimento sobre qualquer tipo de tema, de um jeito leve e descontraído, o Youtube também permite uma interação em tempo real com os usuários, o que leva a ter muito mais seguidores, pois vídeos começarão a ser referenciados por outros, tanto pela qualidade do conteúdo, quanto pela assistência prestada por você aos seus seguidores.

Mais dicas para ser um palestrante de sucesso

É óbvio que os resultados da construção de sua imagem nas redes não acontece da noite para o dia. Porém, se o trabalho for cotidiano e regular, com periodicidade programada, os leitores começarão a se fazer presentes em suas páginas e a apreciar seu conteúdo regularmente. 

Trabalhando a construção e divulgação de sua imagem nas redes você poderá começar a construir a sua carreira como palestrante. Essa carreira, embora tenha um retorno financeiramente gratificante e proporcione liberdade profissional, possui algumas exigências que precisam ser seguidas, caso você queira se tornar um palestrante de sucesso.

A primeira coisa a saber é que você precisará estar um passo a frente, sempre! Você precisará estar por dentro dos novos lançamentos do setor, alterações de lei e regulamentações. 

Você também precisará estar com o seu conteúdo atualizado todo tempo. Sempre buscando novos conhecimentos e preparando seu material de trabalho com conteúdos repletos de novidades no mercado.

Outra boa dica para o trabalho de palestrante, é nunca fazer a mesma palestra todo o tempo. Alguns palestrantes costumam usar a mesma apresentação para todos. Exceto em situações em que você não terá tempo hábil para preparar mais de uma palestra, crie conteúdos renovados, sempre apresentando algo novo e diferente para atrair a atenção do seu público.

Essa é outra etapa importante para construir palestras; é necessário conhecer  seu público e o atual estado do seu mercado de atuação. Em tempo de crise, o diferencial de seu trabalho é apresentar conteúdos novos e importantes, isso fará de você um palestrante profissional e necessário. 

Faça um diagnóstico do mercado em que você deseja atuar como palestrante e identifique fraquezas, falhas e as maiores carências de conhecimento do ramo e construa a sua palestra baseado nessas informações, para que os seus serviços possam suprir essa carência do mercado, fazendo com que você seja ainda mais solicitado.

A pesquisa de mercado é fundamental para que você possa adquirir as informações necessárias para fundamentar a construção de suas palestras em temas relevantes e, quem sabe, até superando as expectativas da empresas que buscam por palestrantes.

O que vai diferenciar você de outros profissionais da área, principalmente em tempos de crise, é o conhecimento. Só os profissionais mais capacitados se destacam e continuam a produzir nesses períodos, pois sua criatividade e conhecimento, são fundamentais para ajudar as grandes empresas a encontrar soluções e alternativas reais e definitivas para escapar das crises econômicas que têm assolado o país.

Construindo uma base profissional sólida em conhecimento e trabalho você poderá se tornar um palestrante. Mas como oferecer esse trabalho? Como fazer as empresas descobrirem que você realiza esse tipo de serviço? Novamente voltamos a ela: divulgação!

A primeira e mais simples solução, é colocar em suas redes sociais profissionais que você é um palestrante, que você possui essa habilidade e conhecimento; pois à uma pessoa não basta dominar a oratória para conseguir se tornar um palestrante, mas principalmente, muito conhecimento, como já vimos aqui.

Essa é a razão pela qual a construção de sua imagem profissional e sua divulgação nas redes é tão importante. Quando as empresas acessarem sua página pessoa no Linkedin e virem a sua disponibilidade como palestrante, elas buscarão por resultados e você precisa estar preparado para apresentar E-books, “webnários”, materiais, etc.

Também existem empresas que fazem a gestão e curadoria de palestrantes e oferecem esses serviços para as empresas. Na internet, possível encontrar empresas que realizam esse tipo de serviço.

Entrar em contato com essas empresas e verificar como é possível se tornar um associado para disponibilizar o seu trabalho em determinada área para cada uma delas,  pode ser um caminho rentável para construir a sua carreira como palestrante, adquirir experiência, antes de se tornar um profissional autônomo na área de palestras.

Se tornar um palestrante é uma ótima forma de alcançar a sua independência financeira e construir uma carreira de sucesso, no entanto, lembre-se de todos os pontos tratados, aqui. Negligenciar qualquer uma das etapas de construção de sua carreira, pode custar o seu futuro promissor como palestrante. Essa carreira é bastante rentável, sim! Mas exige dedicação e sacrifício. Esteja atento às necessidades do mercado para se atualizar sempre e construir um material com diferencial que se torne uma referência em sua vida.

Cuidado com os sabotadores psicológicos

Porém, antes mesmo de trabalhar sua carreira, a primeira coisa a ser feita até mesmo antes de trabalhar a sua imagem nas redes sociais, como já falamos anteriormente, é mudar a sua visão quanto a situação atual, ou mesmo, timidez.

A timidez ou ainda: o temor do sucesso, podem ser  poderosos auto-sabotadores em sua carreira, impedindo a sua evolução profissional.

Conversando um pouco esse tema, o medo do sucesso pode atrapalhar sua visão empreendedora, por inúmeras razões. Porém, é importante falar sobre duas questões, um deles, é o fato de você estar no centro das atenções.

Todos sonham e ter sucesso. Todos querem ser profissionalmente reconhecidos, ganhar dinheiro, ter o carro do ano; todos querem ser bem sucedidos. Ser bem sucedido, remete diretamente em “chegar ao topo”. 

Quando você chega ao “topo” , você se torna o centro das atenções, essa é a verdade. Você passa a ser a referência, a pessoa a ser seguida e imitada. Essa posição, traz embutida em seu ’pacote” grandes responsabilidades. Assim como você se torna o exemplo que todos veem, quando você errar, todos também verão.

Isso pode se tornar um pesadelo! Esse medo de estar no centro dos holofotes, de errar e ser visto, pode ser assustador. E, além disso, ainda tem outra questão: o julgamento das pessoas!

O medo de alguém julgar que você não seja merecedor de tanto sucesso e comece a apontar possíveis falhas e defeitos, que leve as pessoas de seu círculo profissional a desacreditarem o seu trabalho e esforço, na construção do seu sucesso.

Esses pensamentos são poderosos auto-sabotadores de sonhos e carreiras, pois o medo tem um poder paralisante. Esses pensamentos de medo acabam por conduzir pessoas à zona de conforto, impedindo que profissionais capacitados explorem seu potencial, tendo o crescimento como resultado.

Trabalhe a sua mente para que você possa acreditar no seu potencial profissional, explorar as suas habilidades e  trabalhar a sua carreira rumo ao sucesso. Não deixe que nada pare você e sua vontade de vencer.

Muito bem, chegamos ao final do nosso mini curso, na forma de artigos aqui na Escola da Prevenção. Vamos então a uma rápida conclusão.

Mesmo com as dificuldades econômicas que a nação tem atravessado e a previsão um pessimista dos especialistas, algumas oportunidades têm surgido no mercado, graças aos profissionais que usam a criatividade para suplantar as dificuldades. 

Em tempos de crise  a criatividade e a coragem para empreender tem o poder de transformar qualquer situação, por mais difícil que ela possa parecer. As grandes invenções da humanidade, nasceram da dificuldade e dos tempos de crise, quando soluções urgentes eram necessárias; já diz o ditado: “ A necessidade é a mãe da invenção!”.

As dificuldades sempre aparecerão. Não podemos esperar o momento perfeito para realizar nossos sonhos ou lutar por nossa vida, porque o momento perfeito não existe.  

O que existe dentro de cada um nós é o desejo de lutar para ser alguém. Não é questão de provar nada para as pessoas e sim, para nós mesmos; provar que somos capazes de vencer todas as adversidades com resiliência, paciência e perseverança.

Por muitas vezes, as adversidades são grandes e aliadas a todas as dificuldades econômicas que o país tem enfrentado tudo parece mais difícil, mas não é impossível você retomar o investimento em sua carreira.

Recomeçar devagar também é uma boa forma de resolver os problemas. Comece refazendo os cursos mais baratos e menores. Agregue novos conhecimentos. saber é importante e não ocupa espaço.

Participe de feiras, webnários, palestras, busque conteúdos de qualidade que sejam gratuitos, na internet. Acrescente essas participações ao seu currículo, todas elas são importantes. Se for possível, faça serviços voluntários na área, tudo isso conta como experiência.

Não deixe o desânimo e as dificuldades vencerem a sua vontade de lutar e transformar a sua realidade em algo novo. Novos caminhos se abrem quando nos deslocamos de nossa zona de conforto e optamos por tomar novos rumos. Não tenha medo das mudanças; elas podem assustar, mas também, transformarão a sua vida!