Exemplos de Espaços Confinados Em 9 Indústrias Diferentes
A NR-33 trata de segurança do trabalho em atividades realizadas em espaços confinados. Mas você sabe que lugares são esses? Ao longo deste post, vou apresentar exemplos de espaços confinados em diversas indústrias:
- agricultura
- construção civil
- têxtil
- petróleo e indústria química
- transporte
- operações marítimas
- água e esgoto
- gás, eletricidade e telefonia
- argila, pedras e cerâmica
Mas primeiro, vou apresentar rapidamente o conceito de “espaço confinado” para depois apresentar os exemplos de espaços confinados.
Uma das etapas cruciais na gestão dos espaços confinados, conforme a NR-33, é a sua devida identificação. Então, espero que esse post possa te ajudar nessa etapa.
Em que atividades econômicas encontramos exemplos de espaços confinados? Em muitas atividades, mas só para fins didáticos vamos ver 9 nessa postagem.
Entenda o que é um espaço confinado
Como é muito importante ao ler normas regulamentadoras e outros documentos que tenham valor legal, o primeiro passo é entender o que a NR chama de espaço confinado. Segundo a NR-33:
Note que são quatro condições básicas, e que todas elas precisam ser atendidas ao mesmo tempo. É importante não confundir espaço confinado com um simples local estreito ou difícil de passar, como um corredor de um prédio: pode ser estreito, mas de algum modo foi projetado para ocupação humana.
Para SST, a NR-33 prevê medidas de mitigação de riscos e ainda cita normas técnicas como a NBR 14606 – Postos de Serviço – Entrada em Espaço Confinado; e NBR 14787 – Espaço Confinado – Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção. Esse é um dos casos em que a NR, assim como outras Leis fazem, reforça a necessidade de seguir a norma técnica sobre o assunto. Nesse caso, normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Veja alguns exemplos de espaços confinados
Agora você já sabe o conceito de espaço confinado. Mas, com exemplos fica muito mais fácil não é? Junto com os exemplos vamos também apresentar algumas atividades econômicas onde temos espaços confinados.
Existem muitas, mas só para fins didáticos vamos ver 9. Vou citar primeiro a atividade econômica para depois dar alguns exemplos.
Agricultura
Nas atividades agrícolas, os espaços confinados estão em locais onde ocorre processamento e armazenamento da produção ou de subprodutos. Alguns exemplos:
– Biodigestores: a matéria orgânica é armazenada para ser processada por micro-organismos, então o espaço é restrito em oxigênio e não fica exposto ao ar.
– Silos: para aumentar a vida útil da produção de milho, soja e outros grãos, o silo é um local fechado onde esses produtos são guardados, sem contato direto com o ar, e nem com as pessoas, onde o manejo é restrito à carga/descarga.
– Tanques: alguns tipos de tanques são utilizados nas propriedades agrícolas para favorecer o trabalho na propriedade, como tanques de combustível, onde são abastecidos caminhões, tratores e outros. O acesso ao local por pessoal de manutenção desses tanques ocorre por uma tampa de inspeção.
Construção Civil
Na construção civil, existem vários exemplos de espaços confinados, seja quando a edificação está construindo, seja quando ocorrem as reformas e manutenções de prédios existentes:
– Impermeabilizações: algumas caixas d’água prediais são em paredes de concreto. Para impermeabilizar e tratar problemas de corrosão, o operário precisa entrar por tampa de inspeção. Alguns tipos de impermeabilizações não são possíveis nesses locais, como manta asfáltica, pois liberam gases e poderiam intoxicar, pelo acesso restrito de ar.
– Esgotos e águas pluviais: são conduzidas por galerias que operam com vazios de ar, mas que comumente podem apresentar problemas de corrosão, obstrução e outros que exigem reparos no local.
– Escavações: algumas escavações, como para fundações do tipo tubulão, exigem uso de ar comprimido para evitar que encha de água do lençol freático. O operador também não pode atuar na escavação manual por tempo indeterminado.
– Forros: Nem todo teto de construção é laje: em alguns casos existem os forros, ocultando instalações de água, esgoto, luz, telefonia e outras. Para dar manutenção, é preciso entrar em alçapões e saber como se deslocar dentro desses locais.
Indústria Têxtil
A indústria têxtil, ou seja, destinada à produção de artigos de vestuário, possui alguns casos de espaço confinado também:
– Recipientes de tingimento: a realização do tingimento na indústria têxtil ocorre em tanques, com diferentes dimensões comerciais, a depender do porte da planta industrial.
– Caldeiras: outro ambiente confinado na indústria têxtil, são fundamentais a vários processos industriais porque há uso intenso do vapor, não apenas para tingir, mas alvejar e secar em estufa.
Petróleo e Indústrias Químicas
Na indústria química e petrolífera, há outros vários exemplos:
– Lavadores de ar/gases: são dispositivos que usam a água para filtrar poluentes que saem em chaminés industriais. Esse elemento fica dentro de um duto, não sendo facilmente acessível. Cozinhas comerciais (de churrascarias, restaurantes, lanchonetes e outros) podem usar lavadores de ar também.
– Precipitadores: esses dispositivos utilizam propriedades eletromagnéticas dos gases para a separação de partículas.
Além disso, pode-se citar os reatores, colunas de destilação, torres de resfriamento, áreas de diques, tanques de água, filtros coletores e secadores, dentre outros.
Transporte
Vimos que tanques são um exemplo típico de espaço confinado.
No setor de transportes, há trabalhos nos tanques nas asas dos aviões, caminhões-tanque para combustíveis e outros líquidos e gases, vagões ferroviários, navios-tanque, etc.
Operações Marítimas
Nas operações marítimas, também existem tanques de combustíveis.
Além disso, outros espaços confinados são porões e contêineres, principalmente aqueles que possuem uma estrutura retangular (que dá a forma de contêiner), mas que transportam líquidos a granel em tanques internos (do tipo flexitank).
Serviços de sanitários, águas e esgotos
No transporte dutoviário (água, esgoto e outros), é bastante comum a presença de espaços confinados como os incineradores de resíduos líquidos.
Nesses dispositivos, os efluentes são tratados e parte dos compostos perigosos existentes são incinerados e, após, passam por lavadores de ar. Poços de válvulas e estações de bombas são outros exemplos.
Serviços de gás, eletricidade e telefonia
Os serviços de gás, eletricidade e telefonia podem ter infraestrutura enterrada e, para a realização de manutenções, possuírem poços de visita, que permitem essas manutenções e segmentam as instalações, facilitando o trabalho, mas configurando cuidados de espaço confinado.
Argila, pedras e cerâmica
A indústria de cerâmicas usa, dentro de seu processo industrial, a barbotina, que é um tipo de argila mais líquida para promover adesão entre peças mais secas.
Nessas indústrias, há o armazenamento da barbotina em tanques, e a limpeza deles configura um trabalho em espaço confinado. Outros exemplos são trabalhos com fornos, em depósitos, limpeza de silos, moinhos e secadores.
Para aprender mais
Em nosso site temos todas as Normas Regulamentadoras Atualizadas.
Se preferir, vá direto na seção onde tem a NR-33 atualizada.
Ao longo desse post, vários exemplos de espaços confinados foram sendo citados, mas não são apenas eles. Para consultar outra lista com exemplos de espaços confinados, você pode utilizar o Guia Técnico da NR-33 no site da ENIT.
Precisa de documentos e treinamentos prontos da NR-33? Como Power Point para trabalhador, vigia e supervisor, checklist da NR-33 com cálculo de multa, modelo de certificado e muito mais? Então te convido a conhecer o Pendrive NR-33 Documentos e Treinamentos Prontos.