Todo profissional da SST já passou ou ainda vai passar por alguma das 3 situações abaixo:
1) Você já foi contactado para fazer um PGR, e não soube quanto cobrar.
2) Foi contactado para dar um treinamento e ficou inseguro na hora de estabelecer o preço.
3) Foi sondado para fazer uma auditoria em uma obra e não tinha nem ideia de quanto cobrar.
Quanto cobrar por serviços na área de SST é um desafio. Eu sei disso porque eu mesmo passo por essa dificuldade. E também recebo muitos pedidos de ajuda nesse sentido.
No artigo de hoje, abordaremos o lado business da segurança no trabalho, ou seja, como os profissionais da SST ganham dinheiro. Mais precisamente, vamos responder uma das dúvidas mais comuns, que é justamente quanto se deve cobrar pela consultoria de SST.
Se você já foi contatado para fazer um PGR e não soube quanto cobrar ou se você já foi solicitado para dar um treinamento e ficou inseguro no momento de estabelecer o preço, assim como se já foi sondado para fazer uma auditoria em uma obra e não teve nem ideia do quanto cobrar, saiba que muitos profissionais passam por isso.
Definir o preço de um produto ou serviço, é uma das partes mais desafiadoras de qualquer negócio, especialmente se você é iniciante ou tem pouca experiência na área. A verdade é que não existe uma fórmula de estabelecer o preço de um serviço. Mas há 5 critérios que podem ser aplicados para construir a precificação:
Uma situação muito comum, é quando um cliente abre portas para outros. Quando é assim, pode valer a pena cobrar um pouco menos.
Realizar uma pesquisa de mercado ajuda muito nesse momento. Tenha em mente que preços muito altos e inclusive muito baixos, podem afastar os clientes. O valor praticado pelo mercado sempre será uma boa referência para te ajudar a montar o seu preço, que pode ser maior ou menor, tudo vai depender das suas qualificações e da sua experiência. A pesquisa de preço de mercado também pode ser usada para não entrar em determinado seguimento que não seja verdadeiramente atrativo, financeiramente falando.
Então, esse critério do Preço Mínimo Viável, economicamente, serve para te ajudar a não tomar prejuízo na prestação do serviço. É um ponto mínimo, ou seja, abaixo disso, nem vale a pena trabalhar.
Esses são os 5 critérios para te ajudar no momento de montar o preço do serviço de saúde e segurança no trabalho, e como dito no início deste artigo, não existe uma fórmula mágica. Precificar é algo que realmente exige conhecimento e experiência de mercado. Quem deseja crescer na área, precisa vencer essas barreiras e aprender a cobrar bem pelos serviços.
Então, para ajudar nessa parte de precificação de serviços de SST, eu fiz um vídeo onde apresento 5 critérios para você levar em conta na hora de precificar.
O preço é uma das peças chave de uma empresa lucrativa.
Dê um play no vídeo abaixo e aprenda os 5 critérios que vão te ajudar a achar o preço certo para cada cliente.
Segunda sugestão de vídeo
Ao final de cada post aqui do blog gosto de inserir algumas perguntas recebidos dos meus alunos.
Não existe tabela de preços para serviços de SST. Cada profissional SST deve fazer a análise e chegar ao preço ideal. Recomendo assistir aos 2 vídeos postados acima.
© Escola da Prevenção - Herbert Bento & CIA Treinamentos LTDA CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.