SST, Profissão do FUTURO

No artigo de hoje, abordaremos um assunto muito interessante publicado na Revista Exame, no dia 24 de janeiro de 2020. A reportagem se baseou em um relatório do Fórum Econômico Mundial, que estudou as profissões mais emergentes que terão mais oportunidades de emprego nos próximos anos. Enquanto algumas profissões correm o risco de extinção, como […]
6 de fevereiro de 2020

No artigo de hoje, abordaremos um assunto muito interessante publicado na Revista Exame, no dia 24 de janeiro de 2020. A reportagem se baseou em um relatório do Fórum Econômico Mundial, que estudou as profissões mais emergentes que terão mais oportunidades de emprego nos próximos anos.

Enquanto algumas profissões correm o risco de extinção, como os motoristas de aplicativo, que podem ser substituídos por carros autônomos, trocadores de ônibus, frentistas de posto de gasolina e outras profissões que podem ser substituídas por máquinas, aumentará a demanda de algumas profissões que atendam às necessidades da sociedade contemporânea.

O relatório Jobs Of Tomorrow (Trabalhos do Futuro), é resultado de uma parceria do Fórum Econômico Mundial, com cientistas de diversas empresas, como o LinkedIn. Segundo a reportagem, a adoção de novas tecnologias, junto com tendências globais, está criando uma demanda por profissionais que saibam misturar habilidades digitais e humanas. Embora o resultado seja uma lista de 96 profissões, algumas terão um crescimento mais acelerado e com maior número de vagas, enquanto outras terão um volume melhor.

As áreas de mais crescimento são:

  • Saúde
  • Inteligência Artificial
  • Economia Verde
  • Computação
  • Recursos Humanos
  • Desenvolvimento de Produtos
  • Vendas
  • Marketing
  • Criação de Conteúdo

Sobre a área de saúde, a reportagem diz explicitamente, “Técnico de Saúde e Segurança Ocupacional”. E apesar da lista falar do técnico, podemos concluir que vale para todos os profissionais do SESMT. Outra conclusão é a necessidade cada vez maior da inteligência, no sentido de automação, do uso do banco de dados e informática. A área ambiental também crescerá muito, com destaques para os profissões de Técnico de Serviços de Turbinas Eólicas, Instalador de Painel Solar, entre outros.

Agora, reflita: será que o profissional de SST que está acostumado a ser um mero burocrata, preenchedor de fichas de entrega de EPI pode começar a ter problemas? Não é porque a demanda por profissionais da área de SST vai crescer, que vai ter espaço para todos. Isto é, mesmo um profissional da SST que tenha uma função que possa ser substituída por um robô, pode ficar sem espaço no mercado, afinal, já há máquinas automáticas entregando EPI e criando registro da entrega, assim como sistemas de reconhecimento que não deixam o empregado entrar na área se estiver faltando um EPI exigido ali.

Então, a dica é investir em qualificação. Lembre-se do que foi dito neste artigo: há diversas áreas com demanda em crescimento, então, se você combinar mais de uma área, melhor ainda. Que tal juntar SST com computação, por exemplo? Que tal, então, se tornar um expert em Excel?

Pense nisso!

Sugestão de video

👋 Bem vindos a mais um episódio do Hoje no Mundo da SST, uma série original da Escola da Prevenção.

Você sabia, que segundo o Fórum Econômico Mundial, a profissão de “Técnico de Saúde e Segurança Ocupacional” é uma das mais promissoras?

Assista o vídeo e entenda.

Fontes de consulta: https://exame.abril.com.br/carreira/e…



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos