Qual o prazo de revisão do PGR?

O PPRA vai vencer, faço o PGR? “O PPRA da empresa vai vencer. Já faço o PGR?” É a pergunta que responderemos no artigo de hoje. Desde que o gerenciamento de riscos ocupacionais foi formalizado, assim como o seu PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), os profissionais de saúde e segurança no trabalho tem tido […]
28 de junho de 2019

O PPRA vai vencer, faço o PGR?

“O PPRA da empresa vai vencer. Já faço o PGR?” É a pergunta que responderemos no artigo de hoje.

Desde que o gerenciamento de riscos ocupacionais foi formalizado, assim como o seu PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), os profissionais de saúde e segurança no trabalho tem tido uma série de dúvidas sobre esse tema, sendo essa uma das mais comuns.

No dia 12 de março de 2020, através da portaria 6.730, tornou-se oficial o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Este, aliás, trata-se de um importante marco para a área de saúde e segurança no trabalho. O GRO pode ser entendido como um sistema ou metodologia que vai trazer melhoria contínua em todo ambiente de trabalho, desde que as empresas se dediquem a entendê-lo, e principalmente a implementá-lo.

O GRO traz muitas novidades no seu texto e uma delas é o Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR. Para que você tenha uma pequena ideia da importância deste momento, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) na construção civil, serão substituídos pelo PGR. Outros programas de outras NRs também possivelmente serão substituídos pelo PGR.

Todos nós estamos interessados em logo começar a preparar os PGRs. A ansiedade é muita, porém, neste momento, o que podemos fazer é estudar e entender como vamos fazer o PGR, entender bem o que é o inventário de riscos, que nada mais é do que a essência do PGR. Podemos até fazer o PGR, mas teremos que manter o PPRA, pelo menos até um ano após a aprovação da portaria. Esse artigo não entrará no mérito de vencimento do PPRA, pois é uma coisa que sequer existe. O importante é mantê-lo até um ano após a aprovação e a partir dali, partir para o PGR.

O PPRA vai vencer, faço o PGR?

Dê um play ▶️ no vídeo abaixo e confira a resposta:

Perguntas dos alunos

Quando a pergunta do aluno é boa, eu gosto de colocar aqui no BLOG.

  1. O PPRA eu imprimia de novo todo ano, e o PGR, como faço?

    Em primeiro lugar, a prática está totalmente equivocada. Foi exatamente para reduzir essa prática de entender o PPRA apenas como um documento que fizemos a migração para o PGR. Bem, estando já na era do PGR, não é necessário imprimir nada! O PGR é uma ferramenta para auxiliar na Gestão do Risco Ocupacional. Pelo visto, ainda temos muito trabalho de mudança de mentalidade pela frente!



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos