Skip to main content

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024

Normas Regulamentadoras Atualizadas
Baixe aqui as Normas Regulamentadoras Atualizadas!
Tabela de conteúdo Mostrar

(A última atualização deste post ocorreu em 22/04/2024. Atualizamos os links para NR-01 e NR-31)

Nós que somos Profissionais de Segurança do Trabalho lidamos diariamente com as Normas Regulamentadoras (NRs). Elas são nosso ponto de partida para indicar as medidas preventivas que precisam ser adotadas para as mais diversas situações de perigo nos ambientes de trabalho. Situações que colocam em risco a saúde ou a vida dos trabalhadores.

Agora, se você já está na área há alguns anos, já deve ter passado pela seguinte situação. Você salva um determinado link do governo, onde ficam hospedadas as Normas Regulamentadoras, para daqui a algum tempo, perceber que o link está quebrado. Isso já aconteceu comigo e incomoda bastante.

Normas Regulamentadoras Atualizadas
Onde baixar as Normas Regulamentadoras atualizadas? Aqui mesmo neste post!

Isso acontece porque sempre que ocorre uma reforma ministerial em Brasília, pode ocorrer dos links serem afetados, o que é uma pena. Então, depois de sofrer muito com esse problema, eu decidi fazer eu mesmo a minha referência para consulta das normas regulamentadoras.

Por isso eu recomendo que você salve essa página. Você pode usar os Favoritos para “favoritar” essa página aqui do nosso Blog. E sempre que precisar das Normas Regulamentadoras atualizadas, é só voltar aqui e fazer o download do texto atualizado.

Eu me comprometo a manter este post sempre atualizado. E, se em algum momento você visitar esse link e encontrar alguma NR desatualizada, pode entrar em contato conosco e puxar a minha orelha! Estamos combinados?

Muito bem! Agora que já fiz essa introdução, vamos as Normas Regulamentadoras, da 1 até a 38. Vou colocar aqui abaixo até mesmo as que estão revogadas. Vou colocar também uma breve descrição do que trata cada uma, apenas para contextualizar.

Vamos lá!

NR-01 Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

Sem dúvida a mais importante das Normas Regulamentadoras. Não só porque estabelece disposições gerais, campo de aplicação, termos e definições comuns a todas as demais NRs, mas porque traz os requisitos para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, o famoso GRO.

O item 1.5 da NR-01 é talvez o mais importante de todo o corpo das NRs. É nesse item que você encontra os requisitos mínimos para elaboração do PGR, o Programa de Gerenciamento de Riscos.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Normas Regulamentadoras Atualizadas 2023

E é também nesse item que fica clara a obrigatoriedade de realizar as AAT (análise de acidentes de trabalho) e também o PRE, ou plano de resposta a emergências. Como fica claro na imagem acima, o GRO é pai de 3 filhos: PGR, AAT e PRE.

Em 2023, a NR-01 foi atualizada conforme novas atribuições e nome da CIPA. Após, em 2024, aspectos foram alterados quanto ao direito de recusa do trabalhador.

Confira a versão anterior da NR-01.

Confira também: Guia da NR-01 para o Profissional SST

NR-02 Inspeção Prévia

Norma revogada pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019.

Segundo a NR-02, todo estabelecimento novo deveria solicitar aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTb antes de iniciar suas atividades. Ao término, a empresa recebia o Certificado de Aprovação de Instalações (CAI). Como essa prática havia caído em desuso, então, decidiu-se por revogar essa NR.

Como você pode perceber, algumas normas regulamentadoras não sobrevivem ao teste do tempo!

NR-03 Embargo e Interdição

Segundo a NR-03, “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

Enquanto que “É considerado grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador”.

Cabe ao Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) aplicar o embargo e a interdição, sempre na “menor unidade onde for constatada situação de grave e iminente risco”.

A NR-03 traz critérios que devem ser seguidos pelos AFT para subsidiar a decretação do embargo ou interdição.

Veja também o guia da NR-03 para o Profissional SST

NR-04 Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

Durante a fase de revisão das normas regulamentadoras que se iniciou em 2019, muitos profissionais SST ficaram ansiosos sobre a NR-04. Isso ocorreu porque a NR-04 traz os critérios para o dimensionamento do SESMT, além de outras informações importantes, como as responsabilidades dos seus integrantes.

O dimensionamento do SESMT é função do grau de risco do estabelecimento e da quantidade de funcionários. Logo, uma mudança na NR-04 pode alterar significativamente a quantidade de oportunidades de trabalho para os profissionais da área.

São cinco as profissões que fazem parte do SESMT:

  • técnico de segurança do trabalho
  • engenheiro de segurança do trabalho
  • médico do trabalho
  • enfermeiro do trabalho
  • auxiliar de enfermagem do trabalho

Em geral, os profissionais do SESMT precisam agregar conhecimentos de muitas áreas, como medicina, direito, engenharia, etc.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
O Profissional do SESMT agrega conhecimento de diversas áreas

Foi com isso em mente que certa vez fiz a imagem acima e postei na página da Escola da Prevenção no Facebook. Na última vez que olhei havia mais de 2.000 curtidas.

Confira a NR-04 atualizada, já considerando as alterações na CIPA:

Confira a versão anterior da NR-04.

Dica de leitura: NR-04 SESMT Guia para iniciantes

NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio

A NR 05 também é outra daquelas normas regulamentadoras famosíssimas. Ela define os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida pela sigla CIPA. A CIPA é uma comissão formada pelos trabalhadores e tem o objetivo de contribuir com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A NR-05 também traz os critérios para dimensionamento da CIPA, regras para eleição dos seus membros e sobre o seu funcionamento, além de outras questões importantes.

Em 22/09/2022 foi publicada a Lei nº 14.457, que, entre outras determinações, estabelece medidas de prevenção e de combate ao assédio sexual e a outras formas de violência a serem adotadas no âmbito da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio).

Baixar texto anterior (vigente até 21/03/2023)

NR-06 Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Muitas vezes incorretamente confundidos com a segurança do trabalho, os equipamentos de proteção individual, ou simplesmente, EPI, são umas das estratégias de controles dos riscos. Mas, passam longe de ser tudo que o profissional SST pode fazer em termos de prevenção.

Sem dúvida, é uma das normas regulamentadoras mais importantes.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Normas Regulamentadoras Atualizadas 2023 | NR-06 EPI

A NR-06 traz a obrigatoriedade para as empresas em fornecer gratuitamente aos empregados os EPIs adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

O EPI deve ser fornecido sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; ou para atender a situações de emergência.

Em 2023, a NR-06 ganhou nova redação, tendo itens reorganizados, alterações quanto aos óculos de segurança e incorporando as alterações da CIPA:

Confira a versão anterior da NR-06.

Leia também o guia da NR-06 para o Profissional SST

NR-07 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

A NR-07 estabelece diretrizes para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional nas organizações. Seu objetivo é proteger e preservar a saúde dos empregados em relação aos riscos ocupacionais.

Veja o Guia da NR-07 feito especialmente para o Profissional SST.

Esta Norma se aplica às organizações, órgãos públicos da administração direta e indireta, órgãos dos poderes legislativo e judiciário e ao Ministério Público, que possuam empregados regidos pela CLT.

NR-08 Edificações

Estabelece requisitos técnicos mínimos a ser observados nas edificações, a fim de garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

As empresas devem adequar suas edificações e ambiente de trabalho de acordo com as medidas e recomendações expressas nessa norma.

Confira a versão anterior da NR-08 (vigência até 01/09/2022)

NR-09 Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos

Anteriormente a NR-09 tratava do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Mas, com a revisão das Normas Regulamentadoras que se iniciou em 2019, seu nome mudou para “Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos”.

Ou seja, a NR-09 hoje define os requisitos para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, previsto na NR-1, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção para os riscos ocupacionais.

As medidas desta norma devem ser aplicadas onde houver exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos.

Veja também:

NR-09 | Guia Definitivo Para Profissionais SST

NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

As normas regulamentadoras técnicas são as que mais oferecem desafios para os profissionais SST. E a NR-10 é a primeira delas.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024

Esta NR estabelece requisitos mínimos para implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em
instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Não esquece de conferir o Guia da NR-10 feito especialmente para o profissional SST.

NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Define normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Essa norma lista as obrigações que são devidas a cada uma dessas atividades e é aplicável a todas as empresas que transportam, movimentam e armazenam cargas.

Veja também:

[NR-11] Guia Definitivo Para Profissionais SST

NR-12 Segurança no trabalho, em máquinas e equipamentos

Junto com a NR-10, a NR-12 é uma das normas regulamentadoras mais desafiadoras. A NR-12 oferece muitas oportunidades de serviços para o profissional de segurança do trabalho, tanto na parte de treinamentos de operadores quanto na parte de adequação de máquinas.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
NR-12 Segurança na Operação de Máquinas e Equipamentos

Estabelece requisitos mínimos para prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

Confira a versão anterior da NR-12.

Dica de leitura: guia da NR-12 para Profissionais SST

NR-13 Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento

Define requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento em sua instalação, inspeção, operação e manutenção, visando segurança e saúde do trabalhador.

Em 2023, a norma foi atualizada, compatibilizando com as mudanças na CIPA:

Confira a versão anterior da NR-13.

Confira também o Guia da NR-13 para o profissional SST

NR-14 Fornos

Estabelece normas de segurança para fornos, abordando desde a sua construção, revestimento, calor, instalação de modo a oferecer segurança e conforto aos trabalhadores.

Confira a versão anterior da NR-14 (vigência até 01/09/2022)

Veja também:

[NR-14] Fornos – Guia Completo

NR-15 Atividades e Operações Insalubres

Determina normas para o trabalho em condições insalubres, ou seja, acima dos limites de tolerância estabelecidos para exposição do trabalhador, seja em concentração, intensidade, natureza ou tempo de exposição, de modo a não causar danos à saúde do trabalhador.

Leia também: guia da NR-15 para o profissional SST

NR-16 Atividades e Operações Perigosas

Estabelece medidas de seguranças em trabalhos que envolvam operações perigosas definidas pela norma.

O empregador deve caracterizar ou descaracterizar a periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

NR-17 Ergonomia

Estabelece diretrizes e requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente em suas atividades profissionais.

Confira a versão anterior da NR-17.

NR-18 Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção

A indústria da construção é uma das que mais registram acidentes do trabalho. É uma triste estatística que coloca desafios aos profissionais de SST que se especializam nesse setor.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
NR-18 Indústria da Construção

Por isso, entre as diversas normas regulamentadoras, temos a NR-18 que vem estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

NR-19 Explosivos

Estabelece requisitos e medidas de prevenção para garantir as condições de segurança e saúde dos trabalhadores em todas as etapas da fabricação, manuseio, armazenamento e transporte de explosivos.

Em 2023, a NR-19 foi compatibilizada com as mudanças na CIPA:

Confira a versão anterior da NR-19.

NR-20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Caracteriza requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Pontos de fulgor, combustão e ignição

Um dos conceitos presentes na NR-20 são: ponto de fulgor, ponto de combustão e ponto de ignição. Veja na figura acima valores destas medidas para diferentes substÂncias.

Confira a versão anterior da NR-20.

NR-21 Trabalhos a Céu Aberto

Define normas referentes ao trabalho a céu aberto, tais como exigência de abrigo contra intempéries. Também define normas para regiões pantanosas ou alagadiças, a fim de evitar profilaxia de endemias.

NR-22 Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

A NR 22 destina-se a minerações subterrâneas, a céu aberto, garimpos, beneficiamentos minerais e pesquisa mineral.

Estabelece cuidados a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.

Em 2023, foram acrescidas atribuições à CIPAMIN. Em 2024, melhorias surgiram com a criação do Anexo I de cabos de aço, por exemplo.

NR-23 Proteção Contra Incêndios

Define as medidas de prevenção de incêndios a serem adotadas por todos os empregadores, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

A norma abrange desde informações de segurança que devem ser de conhecimento de todos os funcionários, como também mecanismos de segurança a ser obrigatoriamente adotados pela organização.

Curiosamente possui apenas 1 página. Basicamente ela delega o assunto para legislações estaduais e municipais: “Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.”

Confira a versão anterior da NR-23 (vigente até 03/10/2022)

NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

A NR 24 é responsável por estabelecer condições mínimas de higiene e de conforto a ser adotadas pelas empresas. Essas adequações devem ser dimensionadas de acordo com o número de trabalhadores usuários do turno com maior contingente, conforme descrito na norma.

NR-25 Resíduos Industriais

A NR 25 estabelece as formas como as empresas que lidam com resíduos industriais devem manejar e descartar esses resíduos no destino adequado, além de buscar a redução de geração desse material.

NR-26 Sinalização de Segurança

A NR 26 estabelece normas para sinalização de segurança em itens perigosos. Tais sinalizações incluem uso de cores distintas, classificação, rotulagem preventiva, ficha com dados de segurança, entre outras medidas.

Confira a versão anterior da NR-26 (vigente até 03/10/2022)

NR-27 Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho

Norma revogada em 29 de maior de 2008.

A NR 27 estabelecia que o exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho dependia do prévio registro no Ministério do Trabalho, efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho até que fosse instalado o respectivo conselho profissional.

NR-28 Fiscalização e Penalidades

Define que a fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador deve ser efetuada de acordo com os critérios impostos por esta norma, por decretos da CLT e da Lei.

Essa NR é aonde encontramos a base de cálculo para as multas pelo não cumprimento das normas regulamentadoras.

NR-29 Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

Busca regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários

A norma se aplica aos trabalhadores portuários em operações a bordo ou em terra, e aos demais trabalhadores que exerçam atividades nos portos organizados e instalações portuárias de uso privativo e retroportuárias, dentro ou fora da área do porto organizado.

A NR-29 foi atualizada em 2023, recebendo as alterações correspondentes à CIPA:

Confira a versão anterior da NR-29

NR-30 Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

Estabelece requisitos para a proteção e resguardo da segurança e saúde no trabalho aquaviário. Define medidas a serem observadas nas organizações e nos ambientes de trabalho para a prevenção de possíveis lesões ou agravos à saúde.

A norma é aplicável aos trabalhos realizados em embarcações comerciais, de bandeira nacional ou bandeiras estrangeiras, nos termos do disposto em Convenções Internacionais ratificadas em vigor.

Confira a versão anterior da NR-30.

NR-31 Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

Também conhecida como a NR da área rural. Essa NR se aplica nas atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

Além da preocupação quanto ao manejo de agrotóxicos, a NR-31 também demanda que os trabalhadores sejam treinamentos para operar máquinas, como os tratores por exemplo.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Acidentes típicos com tratores

Ela estabelece os preceitos que devem ser observados na organização e no ambiente de trabalho rural, tornando compatível o planejamento e desenvolvimento das atividades com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Em 2023, a CIPATR recebeu novas atribuições. Já em 2024, o direito de recusa do trabalhador foi tema de alterações dessa NR.

Confira a versão anterior da NR-31.

NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

O Profissional SST que atua em hospitais e serviços de saúde deve conhecer profundamente a NR-32. Ela define diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, e daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Confira a versão anterior da NR-32.

NR-33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

Espaços confinados são locais perigosos existentes em muitos estabelecimentos. Para que um determinado local seja considerado espaço confinado ele precisa atender a alguns requisitos.

  • não projetado para ocupação humana contínua,
  • que possua meios limitados de entrada e saída,
  • cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes
  • onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Os 4 pré-requisitos acima precisam acontecer ao mesmo tempo. Se apenas um deles não for atendido, então não é espaço confinado.

Por exemplo, um submarino não é espaço confinado, porque ele foi feito para ocupação humana contínua, ou seja, não atende ao primeiro requisito, embora atenda a todos os outros.

Exemplos de espaços confinados podem ser vistos na imagem abaixo:

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
Exemplos de espaços confinados

A NR-33 traz requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem nestes espaços.

Confira a versão anterior da NR 33 vigente até 03 de outubro de 2022

NR-34 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Reparação e Desmonte Naval

Estabelece requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção, reparação e desmonte naval.

Consideram-se atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas (navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes).

Confira a versão anterior da NR-34.

NR-35 Trabalho em Altura

Trabalhos em altura executados sem as devidas medidas preventivas estão as principais causas de acidentes do trabalho. A NR-35 traz os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura.

As medidas da NR-35 envolvem planejamento, organização e execução. São considerados trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Também é uma norma que exige bastante conhecimento técnico por parte do profissional SST.

Normas Regulamentadoras Atualizadas 2024
NR-35 Trabalho em altura (conceito de fator de queda)

Um exemplo de conceito técnico é o fator de queda. A imagem ilustra o3 cenários para o fator de queda. O ideal é que o fator de queda seja 1 ou menos.

A NR-35 foi alterada pela Portaria MTP Nº 4.218 (20/12/2022). Esta Portaria entra em vigor em:

a) 03/07/2023 para o corpo da NR-35 e para os Anexos I e II da NR-35; e

b) 02/01/2024 para o Anexo III da NR-35, com exceção dos itens indicados no parágrafo único.

NR-36 Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

O pessoal que trabalha em frigoríficos conhece bastante a NR-36. Ela define requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos nas atividades da indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano.

Em 2023, foram inseridas as novas atribuições da CIPA e compatibilizadas à NR-36:

Confira a versão anterior da NR-36.

NR-37 Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

Estabelece requisitos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

Aplica-se ao trabalho nas plataformas nacionais e estrangeiras, Unidades de Manutenção e Segurança – UMS, devidamente autorizadas a operar em AJB.

Em 2023, a CIPLAT recebeu novas atribuições:

Confira a versão anterior da NR-37.

NR-38 Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos

Até dezembro de 2022, existiam 37 NRs. Então, finalmente saiu a tão esperada NR-38 Limpeza Urbana, que visa a contribuir com a saúde dos trabalhadores que lidam com limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Publicada no DOU de 20/12/2022, suas 13 páginas trazem os requisitos mínimos para proteger a saúde dos trabalhadores dessas atividades.

Mas por que a necessidade de se publicar uma nova NR? O principal motivador para a criação de uma NR é o alto índice de acidentes em um determinado setor da economia.

Dica de leitura: NR-38 Limpeza Urbana – Guia Para Profissionais SST

Essas são as Normas Regulamentadoras atualmente vigentes. É fundamental estar sempre atento às revisões e atualizações que sejam realizadas em seu texto, a fim de manter-se em conformidade e evitar penalidades.

E não se esqueça de salvar (“favoritar”) esse post. Consulte-o sempre que precisar baixar as normas regulamentadoras atualizadas.

Para Aprender Mais

Parabéns por ter encontrado esse conteúdo sobre normas regulamentadoras na internet e por ter lido até aqui. Abaixo coloco também mais conteúdos aqui do Blog Escola da Prevenção. Os posts listados abaixo estão entre os mais buscados pelos profissionais SST atualmente.

Novo PPP Atualizado

Documentação de segurança do trabalho

NR-06 EPI – Guia Para Iniciantes

Perguntas dos meus alunos

Olá, aqui é o Professor Herbert Bento da Escola da Prevenção! Aqui abaixo vou listar as principais perguntas dos meus alunos sobre Normas regulamentadoras atualizadas.

  1. Como baixar as NRs atualizadas 2023?

    No Blog da Escola da Prevenção, na caixa de busca digite “normas regulamentadoras atualizadas”. Localize o post Normas Regulamentadoras Atualizadas (esse post). Na tabela de conteúdo, clique em “mostrar” para abrir o índice, depois clique sobre a NR desejada. Depois, clique sobre o link para fazer o download.

  2. Livro com as NRs atualizadas 2023 vale a pena?

    Não! Com o avança da tecnologia das reuniões online, o ritmo de atualização das NRs acelerou. Qualquer livro que apenas contenha o texto da norma comentada irá ficar desatualizado muito rápido. Portanto, não recomendo. A melhor fonte de consulta para NRs atualizadas é esse blog da Escola da Prevenção.

  3. Onde baixar nr 1 pdf 2023 ?

    Aqui mesmo nesse página. Nesse post você encontra todas as NRs atualizadas 2023, inclusive nr 1 pdf 2023.

  4. Que Normas Regulamentadoras (NRs) foram atualizadas em 2022?

    De fato é bom termos esse histórico aqui nesse post. Em 2022 passamos a ter a vigência de novos textos das seguintes NRs atualizadas: NR-01, NR-04, NR-05, NR-07, NR-08, NR-09, NR-13, NR-14, NR-17, NR-18, NR-23, NR-26, NR-31, NR-32 e NR-33.

  5. Que Normas Regulamentadoras (NRs) foram atualizadas em 2023?

    Até o presente momento, em 2023, passamos a ter a vigência de novos textos para as seguintes NRs: NR-06, NR-35, além da nova NR-38 (vigência em 01/01/2024). Caso surjam novas alterações postarei aqui.