Perigos do amianto para a saúde

Você sabia que o amianto é cancerígeno e foi abolido do Brasil por uma decisão do STF em 2017? Pois bem, houve até um grupo de senadores que se esforçou 🤨 para retomar a produção! Vamos entender mais o que é o amianto, qual foi esse esforço dos senadores e o que aconteceu hoje para aqueles […]
31 de janeiro de 2020

Você sabia que o amianto é cancerígeno e foi abolido do Brasil por uma decisão do STF em 2017?

Pois bem, houve até um grupo de senadores que se esforçou 🤨 para retomar a produção! Vamos entender mais o que é o amianto, qual foi esse esforço dos senadores e o que aconteceu hoje para aqueles produtos industriais que usavam o amianto: bora entender tudo isso?!

O que é o amianto?

Amianto é uma fibra natural, usada em produtos industriais. Existe mais de um tipo, o crisotila, branco ou também chamado de asbesto, geralmente com extração permitida, e o amianto anfibólio, que é mais duro e proibido em muitos lugares ao redor do mundo.

Amianto foi muito usado, seja em telhas (telha normal e peças auxiliares, como espigão, cumeeira ou rufo) ou caixas d’água. Tanto nas fábricas, como quem trabalha na construção civil, acabou tendo contato com essas substâncias conhecidas como “amianto”.

Por que o amianto causa problemas de saúde? Qual foi a iniciativa dos senadores?

Dê play ▶ no vídeo abaixo e saiba mais sobre o amianto e a proposta:

E hoje? Ainda existem produtos com amianto sendo vendidos? O que acontece com produtos antigos?

Em função da decisão do STF, não são feitos mais esses produtos com amianto, mas ficaram todos os produtos que já existiam nas casas e prédios. Existe uma resistência química muito grande no amianto, então os produtos dele feitos são duráveis, mas, trabalhos com pó, corte e inalação, que podem acontecer em algum reparo ou aproveitamento de material antigo, exigem atenção.

Não é preciso trocar todo um telhado antigo, mas se eu tiver que cuidar da SST de uma reforma predial, os trabalhadores precisam usar EPIs adequados para manuseio durante os trabalhos. É um perigo que não pode ser negligenciado e que vai influenciar na elaboração do PGR de obras.

2020 03 19 telha tropical conheca tudo a respeito do modelo fibrocimento
Telha de fibrocimento sem amianto. Fonte: Blog do Chatuba.

Os atuais produtos em fibrocimento

Para as telhas, o amianto foi substituído por outros tipos de fibras sintéticas nas telhas de fibrocimento, portanto, você pode comprar uma telha, hoje, com a mesma cara daquelas mais antigas, mas que não tenha o amianto. Isso é bom porque mostra que, com pesquisa e tecnologia dá para fazer algo parecido com o que existe, mas que não afete tanto a saúde das pessoas. Claro que no usar uma telha dessa, o corte gera pó, o que eu devo prever, sendo profissional de SST, para definir um EPI adequado. Os fabricantes recomendam, também, que a telha seja molhada ao cortar, para reduzir o pó que se espalha no ambiente.

Também existiam umas caixas d’água de fibrocimento com amianto. Esse tipo de caixa d’água não teve substituição, tanto que hoje, se eu for procurar numa loja de materiais de construção, só vou encontrar caixa d’água plástica, de polietileno. Nesse caso, é mais difícil que alguém queira que reutilize ou dê manutenção, mas vai existir a troca por outra.



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos