Skip to main content

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
Os profissionais da segurança do trabalho são essenciais para as empresas. Entenda o porquê. Veja também 13 áreas onde esses profissionais se destacam!

SST é um campo incrivelmente diversificado e impressionante. Você pode ter um grupo de profissionais da segurança do trabalho na mesma sala, mas perceberá que eles trabalham em coisas muito diferentes

Ainda que vários cargos se enquadrem na definição de “Profissional da Segurança do Trabalho”, as funções destes profissionais podem variar de acordo com o nível e área da formação, e cada profissional tem o seu papel na composição da equipe. 

Conheça mais sobre as 4 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam, suas responsabilidades e a trajetória para se tornar um deles! Mas antes, saiba mais sobre a história dessa profissão e a sua importância para o mercado de trabalho: 

A história da Segurança do Trabalho 

A história da Segurança do Trabalho é bem antiga, ganhando mais notoriedade na  2º fase da revolução industrial. Por conta da demanda trabalhista, o desemprego e fome da época, as empresas conseguiram lucrar muito economizando na mão de obra dos trabalhadores. 

Além de ganhar muito pouco e trabalhar por até 16 horas por dia, esses empregados ainda não tinham acesso à alimentação, saúde ou segurança no ambiente de trabalho – que era composto por homens, mulheres e crianças. 

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

Com base nessas condições, em 1802 a Inglaterra criou a primeira lei de proteção aos trabalhadores da história. No Brasil, em 1919 houve a criação da Lei de Acidentes de Trabalho, que dava obrigatoriedade ao seguro contra o risco profissional. A partir de então, diversas leis foram instauradas para assegurar a segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. 

Como surgiram os  profissionais da segurança do trabalho no Brasil?

Em 1985 foi criada a lei nº 7.410, que dispõe sobre a regulamentação da especialização de engenheiros, arquitetos e técnicos em segurança do trabalho. Ao estabelecer essa função com a criação dos cargos de profissionais da segurança do trabalho, foi garantido que empresas adotariam medidas que reduzissem os riscos de doenças e acidentes ocupacionais.

LEIA TAMBÉM: História da segurança do trabalho | Conheça tudo sobre

A importância dos profissionais da segurança do Trabalho 

As medidas preventivas que foram implantadas ao longo dos anos foram essenciais para minimizar a quantidade de acidentes, mas ainda há muito a ser feito. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 a 2020, houveram mais de cinco milhões de acidentes ocupacionais notificados. 

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

Além de garantir um ambiente de trabalho menos propenso a acidentes, os profissionais da segurança do trabalho auxiliam em diversas funções que, às vezes, podem passar despercebidas no dia a dia corporativo. Confira:

Prevenção de Lesões

A contratação de  profissionais da segurança do trabalho responsáveis ​​e treinados nas práticas mais seguras possíveis reduzirá, e esperamos eliminar, acidentes e incidentes que resultem em ferimentos e mortes.

Redução do tempo de inatividade

Quando ocorre um acidente ou lesão, ele naturalmente virá com algum tempo de inatividade, seja minutos, horas ou dias. O tempo de inatividade causa uma grande variedade de problemas e uma pequena quantidade pode ter um efeito indireto dias ou semanas depois; tudo resultando em perda de receita e lucro.

Responsabilidade do Funcionário

Assumir a responsabilidade pela saúde e segurança de seus funcionários é uma exigência legal, mas, mais importante, promoverá um melhor relacionamento com os funcionários. A contratação de profissionais da segurança do trabalho ajudará a garantir que essas responsabilidades sejam cumpridas.

Requerimentos legais

O não cumprimento dos requisitos legais pode resultar em grandes penalidades financeiras, ainda que um incidente não ocorra. Por isso, os profissionais da Segurança do Trabalho atuam no cumprimento das NRs atualizadas a fim de manter a empresa regularizada – e segura. 

Os profissionais da segurança do trabalho são essenciais, não acha? Se está na dúvida sobre qual profissional deve contratar para sua empresa – ou se deseja se formar na área SST – veja as 4 áreas em que esses especialistas podem atuar e quais as suas responsabilidades: 

As 13 áreas de atuação para os profissionais da segurança do Trabalho

Como visto acima, os profissionais da segurança do trabalho são indispensáveis para diversos propósitos trabalhistas, porém, cada profissional tem a sua área de atuação específica, cada uma com as suas limitações. Então, como saber qual profissional contratar para o seu ambiente de trabalho?

Pensando nisso, apresentamos as 13 áreas em que os profissionais da segurança do trabalho atuam, a sua formação, responsabilidades e também o caminho para se tornar um deles. Venha conhecer: 

Engenheiros de Segurança do Trabalho

O profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho é imprescindível em diversas áreas de uma empresa. Isso porque ele é o responsável por analisar projetos e efetuar a sua adaptação para medidas de segurança, visando diminuir ou eliminar riscos de acidentes no trabalho. 

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

Sendo assim, este profissional investiga condições de segurança e higiene nas instalações trabalhistas, e a partir da sua avaliação, ele desenvolve e institui projetos de prevenção para possíveis acidentes. 

Sua formação 

Para se tornar um dos Profissionais da Segurança do Trabalho com segmentação em Engenharia do Trabalho é preciso, primeiro, um diploma de graduação em Engenharia ou Arquitetura. 

Formado em uma das áreas, você precisará se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para conseguir realizar a sua matrícula em uma Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Áreas de atuação

O Engenheiro de Segurança do Trabalho pode atuar em indústrias de construção civil, químicas e petroquímicas, alimentícias, siderúrgicas e farmacêuticas – e muitas outras. 

Isso porque essas companhias são as que contam com mais riscos à integridade física do colaborador. Portanto, é indispensável a presença de dos  profissionais da segurança do trabalho para realizar ações de prevenção de riscos e acidentes – neste caso, um Engenheiro do Trabalho. 

Algumas das suas responsabilidades

Dentre os  profissionais da segurança do trabalho, este realiza o planejamento de prevenção a acidentes, além de fiscalizar o cumprimento das Normas Regulamentadoras. Ele também pode realizar treinamentos e prestar consultorias a empresas que precisam de orientação no setor da sua especialidade.

Além de zelar pela saúde e segurança dos funcionários, o Engenheiro em Segurança do Trabalho também deve impedir riscos ao meio ambiente, evitando vazamentos e outros contratempos. 

Ele também gera laudos técnicos, planeja atividades de ergonomia e orienta a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa. Quantas responsabilidades, não acha?

LEIA TAMBÉM: Como fazer o treinamento da CIPA?

Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho é um dos profissionais de segurança do trabalho que aconselha atividades que buscam assegurar a integridade física dos empregados em empresas, instalações industriais e construções.

Para tanto, ele é responsável por inspecionar equipamentos e analisar a rotina das condições de trabalho dos funcionários, investigando as possíveis causas de acidentes – a fim de minimizá-las ou eliminá-las.

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

Ele também garante que as Normas Regulamentadoras sejam cumpridas, agindo de uma maneira preventiva na empresa. Além disso, este profissional também desenvolve programas de treinamento e capacitação.

Sua formação 

Para iniciar a sua carreira de Técnico em Segurança do Trabalho, primeiro é necessário que você tenha em mãos o seu diploma de conclusão do Ensino Médio, e então se matricule em um curso técnico ou em uma graduação tecnológica.

Este curso dura no mínimo 2 anos. Ao finalizar a formação como Técnico em Segurança do Trabalho, é necessário procurar a Secretaria Especial do Trabalho para emitir o seu Registro Profissional.

Áreas de atuação

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho tem a possibilidade de atuar em diversas áreas – e pode escolher a que melhor se adapta aos seus interesses profissionais. Algumas das áreas mais buscadas são:

  • Hospitais: O Técnico SST aconselha e segmenta o uso ideal das ferramentas e equipamentos hospitalares, visando proteger os profissionais da saúde e seus pacientes;
  • Órgãos governamentais: O profissional analisa locais de trabalho dos servidores públicos e propõe planejamentos a fim de evitar acidentes e/ou doenças ocupacionais;
  • Empresas privadas: O Técnico será responsável por analisar os equipamentos e ferramentas usadas em processos internos e criar medidas de prevenção a acidentes;
  • Indústrias: Um dos ambientes mais perigosos para se trabalhar requer atenção especial de um profissional SST. Por isso, o Técnico SST age como um mentor para a aplicação das Normas Regulamentadoras, visando a proteção de toda a equipe.
  • Construção civil:  Aqui, a presença de um profissional SST é uma obrigatoriedade, sendo quem garante que os colaboradores utilizem os EPIs e ferramentas da forma correta e segura. 
  • Agropecuária: O Técnico SST cria projetos de segurança para trabalhadores rurais, como propor o uso de EPIs para diminuir a exposição ao sol e aos agrotóxicos. 

O Técnico em Segurança do Trabalho pode se aventurar por outras áreas onde seus serviços são indispensáveis, atuando também como Instrutor SST e Consultor de Segurança do Trabalho – junto de um Engenheiro ou Médico do Trabalho. 

LEIA TAMBÉM: As vantagens de atuar como Instrutor SST!

Médico do Trabalho 

O Médico do Trabalho é o profissional que lida não só com a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, mas também com o estímulo à saúde e qualidade de vida dos empregados. 

Há poucos anos atrás esses profissionais da segurança do trabalho só faziam parte da empresa para que as mesmas fugissem de multas violentas. Mas hoje, conseguimos encontrar cada vez mais corporações adotando uma rede de apoio para manter a saúde e qualidade de vida do colaborador.

Sua formação 

A jornada para se tornar um Médico do Trabalho se inicia com um Bacharelado em Medicina, com duração de no mínimo 6 anos. Com o diploma de Bacharel em mãos, é necessário um RQE (Requerimento de Especialista), que pode ser adquirido de duas formas: 

  • Residência Médica; 
  • Especialização em Medicina do Trabalho pela ANAMT

As duas opções duram por volta de 2 anos. No caso da residência médica, é preciso estar atento para buscar uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). 

Áreas de atuação

Grande parte dos profissionais da segurança do Trabalho com segmentação em Medicina do Trabalho optam por atuar em consultórios particulares. Nesse ramo, eles realizam avaliações para exames de admissão ou demissão. 

Mas esta não é a única opção de trabalho nesta área – muito pelo contrário! Ao se tornar um Médico do Trabalho, você encontra muitas oportunidades de atuação. Veja algumas delas: 

  • Rede pública:  Aqui, o profissional pode desenvolver ações de prevenção para o trabalhador ou trabalhar na prática, prestando serviços de saúde. 
  • Pesquisas:  No campo de pesquisa, o Médico do Trabalho pode estudar o campo e últimos dados de insalubridade para compreender a atual relação entre saúde e trabalho. 
  • Em empresas: Empresas privadas costumam contratar este profissional SST para atuar na área de Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho.
  • Órgãos de normalização e fiscalização: . Normalmente o profissional é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, fazendo uma função de avaliação das condições de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
  • Em perícia médica da Previdência Social: Ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, o Médico do Trabalho age como um correspondente ao realizar a avaliação das condições de Saúde e Segurança do Trabalho em instalações diversas. 

Além dessas opções, ainda podemos citar trabalhos como consultor privado, capacitação de profissionais, perito judicial em processos trabalhistas e muitas outras possibilidades para estes profissionais da segurança do trabalho.

Enfermeiro do Trabalho 

A última área de atuação dos profissionais da segurança do trabalho é como um Enfermeiro do Trabalho.  Estes profissionais podem se identificar como enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem. 

Eles prestam um suporte indispensável para clínicas e empresas de saúde ocupacional, sendo responsáveis por avaliar os desafios de saúde na rotina de trabalho dos colaboradores e idealizar um cotidiano com base na prevenção. 

13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam
13 áreas que profissionais da segurança do trabalho atuam

Além disso, estes profissionais da segurança do trabalho também atuam no suporte ao socorro em casos de acidentes de trabalho, acompanham doenças ocupacionais e realizam exames para qualificação de diagnósticos.

Sua formação 

Para se tornar um profissional de Enfermagem do Trabalho primeiro é preciso ter uma graduação em Enfermagem. Tendo cumprido essa parte, deverá agora conquistar um registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Tendo feito o seu registro, deve-se buscar uma corporação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) para efetuar uma pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Levará entre 12 e 18 meses para finalizar a sua formação e então, estará apto para atuar na área. 

Áreas de atuação

As maiores oportunidades de trabalho para os Enfermeiros do Trabalho se encontram nas instalações com alto grau de risco, como serviços de engenharia, indústria, construção civil e outros, conforme determinado na NR – 04.

Porém, outras empresas costumam buscar estes profissionais para integrar seu SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e reforçar a atuação dos Técnicos, Engenheiros e Médicos do Trabalho. 

LEIA TAMBÉM: NR-04 SESMT: Guia completo para iniciantes! 

Outras opções de atuação para os Enfermeiros do Trabalho se encontram em Clínicas de Medicina do Trabalho. Esses consultórios realizam testes para empresas que não contam com ambulatórios e departamentos de saúde. Nelas, este profissional realiza e/ou auxilia em exames periódicos ou para mudança de função, bem como para testes de admissão e demissão. 

Não só presente nessas áreas, o Enfermeiro do Trabalho encontra diversas outras oportunidades de atuação, geralmente compondo um quadro geral ao lado de um Médico do Trabalho. 

Em resumo, podemos dizer que os profissionais da segurança do trabalho atuam nas seguintes áreas:

  1. serviços de engenharia, 
  2. indústria em geral, 
  3. construção civil,
  4. empresas e órgãos públicos,
  5. institutos de pesquisa,
  6. órgãos de normalização e fiscalização,
  7. perícia judicial,
  8. hospitais e serviços de saúde,
  9. agronegócios ou agroindústrias,
  10. indústrias químicas e petroquímicas, 
  11. indústrias alimentícias, 
  12. siderúrgicas,
  13. farmacêuticas,
  14. e muito mais

Como você pode perceber, o campo de atuação dos profissionais da segurança do trabalho é muito vasto.

Gostou de conhecer mais sobre os profissionais da segurança do trabalho?

Gostou de conhecer mais sobre os profissionais da segurança do trabalho? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas acerca do assunto, mas se ainda restaram algumas, acesse o nosso blog Escola da Prevenção!
Lá, você encontrará centenas de conteúdos sobre Segurança do Trabalho para tirar as suas dúvidas mais pontuais. Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e até a próxima!