eSocial 2020 inclui SST

            No artigo de hoje, vamos falar sobre o novo layout do eSocial. E a pergunta que não quer calar é: segurança do trabalho vai ou não entrar no eSocial? E a resposta é sim! Vários eventos do eSocial neste novo layout incluem informações que serão prestadas pela área da segurança no trabalho. São eles: […]
17 de fevereiro de 2020

            No artigo de hoje, vamos falar sobre o novo layout do eSocial. E a pergunta que não quer calar é: segurança do trabalho vai ou não entrar no eSocial? E a resposta é sim! Vários eventos do eSocial neste novo layout incluem informações que serão prestadas pela área da segurança no trabalho. São eles:

  • O Evento S-2210, que trata da CAT, a Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • O Evento S-2220, que trata do monitoramento da saúde do trabalhador;
  • O Evento S-2240, que trata das condições ambientais do trabalho e apresenta os fatores de risco.

Esse enxugamento no eSocial foi feito pensando na redução do número de campos, na eliminação da duplicidade de informação, foco na substituição de obrigações e não exigência de informações que já constavam nas bases de dados do governo. Um dos exemplos dessa simplificação é o cadastro do trabalhador, que agora pode ser feito apenas com o CPF, sem a necessidade do NIS (Número de Identificação Social).

Olhando para essa notícia com uma perspectiva positiva, é possível dizer que houve uma simplificação, o que facilita a vida de quem está trabalhando na implementação do eSocial. Além disso, há também diversas informações relacionadas à área de segurança no trabalho, o que também garante demandas para o profissional de SST. Não é a área de SST que irá, de fato, fazer os envios dos eventos, mas é a área de SST que fornecerá as informações, ou seja, os dados que o eSocial precisa.

As mudanças do layout antigo para o layout novo garantiram uma simplificação, ficou mais fácil e mais implementável. Não adiantaria, por exemplo, ter um super sistema que nunca fica pronto. O importante é o avanço e que a área de SST foi contemplada. Não podemos esquecer que segundo o Portal do eSocial ainda é a Versão Beta, isto é, ainda podem acontecer novas alterações. Mas esse layout já está bem enxuto se comparado ao anterior. Desta forma, novas mudanças não seriam tão significativas.

Fiz um vídeo para você saber tudo.

Dê um play no vídeo abaixo e saiba tudo!



© Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.

Siga-nos